Publicado em 10/12/2013Entenda as funcionalidades de lajes alveolares

Entenda as funcionalidades de lajes alveolares

Pré-fabricadas em concreto protendido, sistema estrutural de lajes alveolares dispensa escoramentos

Lajes alveolares são de aplicação comum em shopping centers, hipermercados, escolas ou estacionamentos – e outras estruturas que requeiram grandes vãos. Constituem um tipo de cobertura composta de painéis de concreto com alvéolos longitudinais, de dimensões pré-definidas em projeto, sem a necessidade de escoramentos.

“São lajes pré-fabricadas de concreto protendido (pré-tração), produzidas por extrusão em uma pista de concretagem, e cortadas no comprimento desejado”, explica o pesquisador Julio Cesar Sabadini de Souza, do Centro Tecnológico do Ambiente Construído, Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT-SP).

Dependendo do fabricante, as alveolares podem ser produzidas com largura de 1,25 m e alturas de até 32 cm. De acordo com Íria Doniak, presidente executiva da Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (ABCIC), não é o volume de concreto empregado que determina a qualidade ou a conformidade da resistência obtida na laje.

“O correto seria falarmos em espessura das lajes, que podem ser consultadas nos catálogos dos fabricantes – neles há tabelas que correlacionam tamanhos de vãos às espessuras indicadas: quanto maior o vão, maior será sua espessura.” Íria afirma que o aumento da resistência da laje alveolar está vinculado ao grau de compactação do concreto promovido pelo equipamento utilizado na produção, além do tipo de cura adotado e dos aditivos que a mistura receber.

“Na prática, a resistência usual à compressão (fck), estabelecida em projeto, é de 35 Mpa, mas a real, obtida após os 28 dias de cura, tem sido de 50 Mpa.”  A diferença em relação às lajes protendidas, moldadas na obra, é que estas sofrem pós-tração: a protensão na armadura é ativa, aplicada após a concretagem, para uma resistência inicial estabelecida em projeto. “São indicadas para vãos maiores e têm menor índice de fissuração”, explica a presidente da ABCIC.

A escolha entre lajes alveolares, protendidas moldadas em loco ou concreto armado será feita de acordo com as necessidades estruturais do projeto, a logística e o cronograma de obras.

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