O que não pode faltar em uma loja de materiais de construção?
Variedade de produtos, atendimento especializado e bom estoque são alguns fatores para o sucesso de lojas de materiais de construção.
A escolha dos materiais para uma obra é e sempre foi um dos passos mais importantes para garantir um resultado de qualidade. Isso inclui não somente acabamentos bonitos e resistentes, mas matéria-prima durável e confiável.
Lojas de materiais de construção que oferecem produtos de excelência já saem na frente nesse sentido. Mas isso só não basta! Também é necessário investir em outros aspectos que envolvem um empreendimento comercial, como atendimento especializado e bom estoque disponível.
Desenvolvemos uma lista com os principais elementos que não podem faltar em sua loja para que ela se destaque da concorrência. Confira todas as dicas!
1. Variedade de produtos
Antes das dicas mais relacionadas à gestão, vale destacar que uma boa loja de materiais de construção precisa oferecer produtos variados em seu acervo. Afinal, dificilmente uma pessoa vai até uma loja apenas para adquirir um item isolado!
Busque oferecer uma boa variedade de produtos, que sejam capazes de atender a todas as etapas de uma obra, da fundação ao acabamento. Também é interessante trabalhar com a revenda de ferramentas úteis para os profissionais.
2. Produtos de qualidade
Como dissemos, boa parte do sucesso de uma obra está relacionada à confiabilidade dos materiais utilizados. Por isso, não deixe de ter em seu catálogo itens de qualidade, de marcas reconhecidas e que supram as demandas dos profissionais.
A Votorantim Cimentos, por exemplo, possui soluções completas para diferentes tipos de obra, como a linha de cimentos Votoran, Poty, Itaú e Tocantins (disponíveis de acordo com a região), e a linha Votomassa, com argamassas, rejuntes e aditivos.
3. Atendimento especializado
Mesmo os profissionais mais experientes do mercado podem não conhecer determinados produtos ou novidades da construção civil. Por isso, os colaboradores de sua loja devem ser capazes de oferecer suporte para todo tipo de cliente e saber responder sobre as características do catálogo de materiais.
Investir em treinamento contínuo de sua equipe de atendimento é uma das maneiras de alcançar resultados expressivos de venda e fidelização de clientes.
4. Boa disponibilidade de estoque
Nada mais frustrante do que programar uma compra extensiva de materiais e descobrir que a loja não possui um ou mais itens. Além de atrapalhar o profissional da construção, em especial em casos de urgência, essa situação pode prejudicar a reputação da empresa no mercado, causando a perda da confiança de clientes.
Com um bom controle de estoque e parceria firmada com fornecedores transparentes, você garante disponibilidade regular de produtos em sua loja. Softwares especializados em estoque também são bem-vindos, já que eles avisam sobre a necessidade de compras e fazem cálculos de previsão de oferta e demanda automaticamente.
5. Facilidade de pagamento
Com tantas ofertas disponíveis no mercado hoje, oferecer facilidades para pagar é uma das melhores maneiras de fidelizar um cliente. Lojas on-line, por exemplo, liberam condições incríveis, como parcelamento em até dez vezes sem juros, frete grátis, divisão da compra em dois cartões, pagamentos por meio de Pix e carnês próprios.
Com controle, vale a pena explorar o máximo de alternativas possíveis, trabalhando em cima dos pontos fracos das ofertas da concorrência e conquistando clientes com esse diferencial.
Com as dicas que trouxemos ao longo do texto, certamente será mais fácil colocá-las em prática para alavancar sua loja e conseguir um número maior de clientes! E não se esqueça de analisar continuamente sua clientela para desenvolver estratégias de venda e atender a suas necessidades enquanto consumidores.
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