Como fazer gestão de riscos em vendas de materiais de construção?
Gestão de risco em vendas de materiais de construção: análise e controle de fatores importantes para o sucesso do negócio.
A gestão de risco em vendas de materiais de construção consiste na análise e controle de uma série de fatores que podem influenciar o seu negócio, caso não sejam administrados de maneira correta.
Por esse motivo, é essencial dominar técnicas que visam à manutenção do bom desempenho do serviço prestado. Confira a seguir pontos de atenção para uma gestão de risco em vendas de materiais de construção eficiente.
Atendimento ao cliente
O atendimento ao cliente está entre os principais aspectos que afetam as vendas. Isso porque a experiência do consumidor reflete diretamente na maneira como a empresa será vista no mercado.
Um cliente bem atendido certamente terá uma boa impressão do serviço prestado, assim como aquele que não ficar satisfeito dificilmente o indicará para outras pessoas. Desse modo, é fundamental garantir uma abordagem positiva e personalizada desde o início do contato, passando informações sobre os materiais com segurança, tirando dúvidas, mas deixando o cliente à vontade.
Política de devolução
A Política de troca e devolução deve ser explicada aos clientes no momento de realização das compras, a fim de evitar frustrações e equívocos que podem comprometer a imagem da sua loja de material de construção. Ela precisa ser clara, coerente e estar de acordo com o que diz o Código de Defesa do Consumidor.
Garantia
Assim como a política de devolução, as regras para a garantia do produto também precisam ser informadas ao cliente, de preferência por escrito ou em formato digital, para que o consumidor possa consultar sempre que necessário.
Treinamento de colaboradores
Uma equipe que passa com frequência por treinamentos está mais apta a proporcionar um atendimento eficiente e a realizar vendas com maior conhecimento e motivação. Dessa forma, vale a pena investir em cursos e workshops para os colaboradores, além de avaliar a qualidade da liderança, pois isso também interfere no desempenho do time.
Nessa etapa, o mapeamento das necessidades da equipe auxilia a determinar que tipo de treinamento deve ser oferecido, com o intuito de alinhar as expectativas aos resultados.
Feedbacks dos clientes
A opinião dos clientes serve para detectar pontos positivos e negativos em relação à sua satisfação com o atendimento, produtos, preços, infraestrutura, entre outros, que serão posteriormente analisados pela empresa.
Por isso, ao final das vendas, é sempre válido permitir que o consumidor deixe sua avaliação. Isso pode ser feito por meio de KPIs de satisfação do cliente, como o NPS (Net Promoter Score), que avalia a probabilidade de indicação do seu estabelecimento a parentes e amigos.
Como é possível perceber, a gestão de riscos em vendas de materiais de construção é uma maneira assertiva de conquistar melhorias, corrigir falhas no negócio e evoluir constantemente para se destacar da concorrência.
Se você gostou desse conteúdo, também pode se interessar por www.mapadaobra.com.br/gestao/dicas-para-administrar-uma-loja-de-material-de-construcao/