Votorantim Cimentos
Mapa da Obra - E-book

Você conhece as melhores técnicas para uma gestão de estoque eficiente?

Baixe o e-Book gratuito e descubra.

Publicado em 25/07/2017Qual a melhor argamassa para cerâmica?
Para evitar desplacamentos cerâmicos é preciso utilizar a argamassa correta para a aplicação

Qual a melhor argamassa para cerâmica?

É fundamental utilizar o tipo de argamassa correto para o assentamento de revestimentos cerâmicos para evitar patologias

Existem diversos tipos de argamassa para inúmeras aplicações e, muitas vezes, o mesmo tipo de argamassa pode ser usado em serviços diferentes. Porém, é importante acertar na escolha para evitar problemas futuros, como o desplacamento cerâmico. Por isso, é importante saber qual a melhor argamassa para cerâmica.

Especificamente para a aplicação de revestimentos cerâmicos, há 3 tipos de argamassas colantes, denominadas Normatizadas: AC I, AC II e AC III, compostas por cimento, areia e aditivos. A diferença entre elas é a quantidade de cimento e aditivos, que resultam na aderência e na retenção de água. A ordem de aderência, do menor para o maior, segue os números presentes na embalagem: AC I, AC II e AC III.

Além de revestimentos cerâmicos, o a argamassa colante também pode ser utilizado no assentamento de porcelanato e pedras, mármores e granitos. Ao ser misturada com água, resulta em uma massa adesiva, de boa elasticidade e trabalhabilidade.

Na hora de especificar este tipo de argamassa, é necessário considerar o ambiente de aplicação, interno ou externo, e as variações de temperatura. Além disso, a superfície onde o produto será aplicado, parede ou piso, e o tipo de revestimento também são pontos que devem ser levados em conta na hora da escolha.

A dimensão das peças é outro fator de extrema importância na hora de escolher o tipo de argamassa para cerâmica. Essas variáveis são determinantes para o desempenho da argamassa colante.

Veja como calcular a quantidade correta de argamassa colante

Conheça cada tipo de argamassa para cerâmica

  • Argamassa AC I: indicada para assentar peças cerâmicas em áreas internas e molháveis, como cozinha, área de serviço e banheiro, pois resiste à umidade e à temperatura habitual desses espaços;
  • Argamassa AC II: é mais resistente à exposição climática. Além de peças cerâmicas, permite revestir paredes, fachadas, piscinas de água fria, lajes, pisos de áreas públicas e ambientes ao ar livre;
  • Argamassa AC III: é a que apresenta maior aderência, o que a torna ideal para colar porcelanatos, cerâmicas e pedras em piscinas de água quente, saunas e churrasqueiras, além mármores e granitos.

Vantagens da argamassa colante

  • É mais flexível do que outras argamassas, pois acompanha a movimentação das peças assentadas em paredes ou pisos;
  • Permite o melhor controle da umidade, dispensando a necessidade de molhar placas ou contrapisos antes de assentá-los;
  • Por se tratar de uma solução industrializada, não há perda de tempo para o preparo da massa, além de facilitar o manuseio na obra.

Linha Votomassa

A Votorantim Cimentos fornece as argamassas colantes da linha Votomassa, entre as quais estão: AC I Cerâmica Interna e AC II Cerâmica Externa, disponíveis na cor cinza, e AC III Flexível, disponível nas cores cinza e branca. São produtos fabricados de acordo com as normas técnicas do mercado, que garantem bons resultados a sua obra.

 

Quer conhecer técnicas para uma gestão de estoque mais eficiente?

 

Compartilhe esta matéria

Novo e-Book

Gestão de estoque:
conheça técnicas para
ser eficiente

Mapa da Obra - E-book
X