Votorantim Cimentos
Publicado em 14/05/2013Professor do SENAI alerta sobre instalação elétrica

Professor do SENAI alerta sobre instalação elétrica

Saiba o que exigir do profissional para evitar acidentes de elétrica em reformas ou construções

Em construções e reformas, a atenção com a instalação elétrica é fundamental. Essa fase exige cuidados que devem ser seguidos por eletricistas e acompanhados de perto pelos proprietários dos imóveis. As orientações são do professor da Escola SENAI Everton Tiago da Silva.

Mapa da Obra – Na hora de construir ou reformar, quais os principais cuidados que devem ser exigidos dos eletricistas?
Everton da Silva – Todo profissional de eletricidade residencial deve trabalhar de acordo com as normas ABNT NBR 5410/2008 e NR-10. Elas exigem que o eletricista utilize equipamentos de proteção individual e coletiva, para evitar acidentes de trabalho e incêndios. Além de aterramentos adequados, a escolha de fios condutores deve priorizar materiais de boa qualidade e secção com capacidade para a corrente elétrica prevista em projeto.

Já para a segurança de quem contrata, deve ser exigido do profissional que dê referências de trabalhos já executados, comprovação documentada de sua qualificação e um contrato formal de prestação de serviços. Ainda é necessário assegurar um levantamento prévio do serviço a ser realizado, e dos materiais que serão utilizados (devem ter certificação pelo Inmetro). Também é importante estabelecer o valor da mão de obra e determinar o cumprimento dos prazos estabelecidos, mantendo sempre um acompanhamento contínuo do trabalho.

Mapa da Obra – Quais os principais serviços que devem ser planejados e executados pelos eletricistas?
Everton da Silva – No caso de construções, o profissional pode interpretar desenhos técnicos de circuitos elétricos e instalar equipamentos e fiação elétrica. Em serviços de ampliação de cômodos já existentes, novos equipamentos poderão ser necessários às dependências, acarretando acréscimo da corrente elétrica que circulará pelos condutores. Assim, o eletricista deve prever o aumento dessas cargas e verificar a possibilidade de redimensionamento do sistema. Dependendo do resultado desta análise, pode ser preciso o auxílio de um responsável técnico ou engenheiro.

Mapa da Obra – Em caso de reformas de imóveis antigos, quais os principais pontos que devem ser vistoriados e reparados?
Everton da Silva – Os pontos a serem vistoriados em uma residência antiga são: condições gerais da fiação existente e sua capacidade de condução – se a seção do condutor condiz com a corrente do circuito alimentado; a existência e localização de emendas e isolações danificadas; se dispositivos de proteção correspondem ao valor de proteção necessária ao circuito; a substituição de fusíveis por disjuntores termomagnéticos e dispositivos diferenciais residuais.

Também é necessário verificar se a tubulação existente permite passagem ou substituição de novos condutores, ou se vai ser preciso trocá-la. Caso não seja feita a troca, a instalação elétrica poderá sofrer graves consequências como sobreaquecimento dos condutores e dispositivos, podendo acarretar em interrupções contínuas e anormais dos dispositivos de segurança e, em piores casos, incêndios na instalação elétrica.

CBIC e SENAI criaram documento com diretrizes urbanas. Confira. 

Botão Site

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X