Votorantim Cimentos
Mapa da Obra - E-book

Descubra como aumentar as vendas de cimento

Confira as técnicas de vendas especializadas para lojas de materiais de construção!

Publicado em 01/03/2018Materiais para instalação elétrica são essenciais em revendas
Parceria com eletricistas pode ajudar a alavancar vendas de materiais elétricosCréditos: Shutterstock

Materiais para instalação elétrica são essenciais em revendas

Mantenha os principais produtos dentro da sua loja e forneça indicações especiais aos seus clientes

Uma das maiores demandas residenciais é a de materiais para instalação elétrica. Pequenos ou grandes reparos constantemente devem ser realizados nas residências. Dessa forma, para os lojistas de materiais de construção, manter sua loja equipada com os principais produtos desse segmento é essencial para aumentar o número de vendas.

Uma das estratégias que pode aumentar a visibilidade tanto da loja quanto dos profissionais da área é realizar parcerias com eletricistas e, assim, indica-los para seus clientes em possíveis vendas. No entanto, o engenheiro elétrico da Toctao Engenharia, Carlos Alberto Marquetti, ressalta a importância da qualificação profissional antes de realizar qualquer contratação. “Peça algum registro profissional, desconfie de quem “faz tudo”. Um sucesso na instalação elétrica começa com um projeto bem planejado e elaborado, obedecendo às normas. A elaboração do projeto deve ser realizada por profissional ou empresa capacitada que possui o certificado CREA”, afirma.

Essa relação com o parceiro também deve trazer mais clientes para o seu negócio, expandindo o alcance da loja. Confira produtos que não devem faltar na sua revenda:

 

Materiais para instalação elétrica:

– Quadro de distribuição;

– Disjuntores;

– Interruptores;

– Fios (fase, neutro, de proteção);

– Tomadas;

– Conjuntos;

– Campainhas;

– Eletrodutos;

– Caixas de derivação;

– Luvas;

– Curvas;

– Buchas;

– Arruelas;

– Fitas isolantes;

– Lustres;

– Luminárias;

– Lâmpadas;

– Barramentos;

– Dispositivo de Proteção contra Surtos (DPS);

– Diferencial Residual (DR);

 

Observações: “Verifique se todos os materiais para instalação elétrica tem logotipo do fabricante. Rejeite produtos de procedência desconhecida. Todo material deve ter a marca de conformidade atestada pelo Inmetro”, aconselha Marquetti. Também vale a pena verificar se os produtos realizaram ensaios em fábricas para que ofereçam o melhor desempenho, segurança e confiabilidade.

 

Normas

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabelece na NBR 5410:2004 Versão Corrigida: 2008 – Instalações elétricas de baixa tensão que “as condições devem satisfazer as instalações elétricas de baixa tensão, a fim  de  garantir  a  segurança  de  pessoas  e  animais,  o  funcionamento  adequado  da  instalação  e  a  conservação dos bens”.

Por se tratar de uma atividade com alto risco de acidente, é de extrema importância que profissionais qualificados façam a instalação elétrica, de acordo com as orientações da norma citada. Isso deve garantir que, durante a instalação, as características dos materiais sejam preservadas, os componentes e seus condutores sejam identificados, o contato das conexões seja seguro, o local da instalação não esteja suscetível a temperaturas elevadas e não haja riscos de contato com materiais inflamáveis, entre outros pontos que estão na norma.

Além da NBR 5410:2004, confira outras normas que envolvem as instalações elétricas:

ABNT NBR NM 60669-1:2004 – Interruptores para instalações elétricas fixas domésticas e análogas – Parte 1: Requisitos gerais (IEC 60669-1:2000, MOD)

ABNT NBR 13534:2008 – Instalações elétricas de baixa tensão – Requisitos específicos para instalação em estabelecimentos assistenciais de saúde

ABNT NBR 12483:2015 – Chuveiros elétricos – Requisitos gerais

ABNT NBR 14011:2015 – Aquecedores instantâneos de água e torneiras elétricas – Requisitos gerais

ABNT NBR 14039:2005 – Instalações elétricas de média tensão de 1,0 kV a 36,2 kV

 

Além dos materiais elétricos, itens básicos são essenciais. O novo portfólio de produtos da Votorantim Cimentos deve alavancar vendas de cimento.
Botão Site

 

Compartilhe esta matéria

Dicas para melhorar seus lucros com as vendas de cimento

Baixe o e-book gratuito e descubra todas as técnicas especializadas para alavancar suas vendas de cimento!

Mapa da Obra - E-book
X