Publicado por Votorantim Cimentos em 24/10/2022Como evitar reclamações de produtos na loja de materiais
Fazer pesquisas regulares a fim de entender tanto as necessidades do consumidor quanto quais são os principais motivos de reclamação quando essas não são atendidas adequadamente ajuda a entender quais pontos devem ser mudadosCréditos: istock

Como evitar reclamações de produtos na loja de materiais

Conheça os direitos básicos de todo consumidor.

Uma maneira de evitar problemas, como reclamações de produtos na loja de materiais, é ter atenção aos fornecedores contratados e quais os prazos de garantia que eles determinam, bem como o tempo de assistência para as suas linhas de produtos em casos de defeitos. 

Além disso, é importante ter atenção ao layout da loja e arrumá-la de forma mais atrativa de acordo com cada perfil, para que seja fácil localizar os seus produtos e, assim, agregar valor, auxiliando o cliente com um trabalho personalizado.

Fazer pesquisas regulares a fim de entender tanto as necessidades do consumidor quanto quais são os principais motivos de reclamação quando essas  não são atendidas adequadamente ajuda a entender quais pontos devem ser mudados. Outro fator relevante é analisar o tipo de reclamação que o cliente faz na loja, pois isso já diz bastante sobre o tipo de cliente. Então, é bom avaliar quais os produtos que recebem mais reclamações e de que forma elas são feitas: se é com relação ao atendimento ou ao que falta em sua loja. Veja, a seguir, pontos que podem fazer toda a diferença para a satisfação do seu cliente.

  1. Tenha um ambiente adequado e agradável, além de uma boa variedade de produtos com boa qualidade.
  1. Saiba corretamente o prazo de entrega dos seus fornecedores a fim de evitar surpresas, como atrasos.
  1. Certifique-se de que seus fornecedores forneçam assistência técnica em caso de problema com os produtos.
  1. Mantenha as informações sobre os setores da loja de forma visível e simplificada, facilitando para que seu cliente encontre o que precisa logo. 
  1. Faça pesquisas regulares para ouvir seus clientes.
  1. Em caso de reclamações, ouça seu cliente e tente entender qual a insatisfação, para poder analisar o tópico e melhorar.

Esteja atento às leis

O produto ou serviço adquirido pelo cliente não precisa estar defeituoso para que ele desista da compra. Basta que ele, simplesmente, não tenha gostado, tenha “se arrependido”, para ensejar a anulação do negócio jurídico com o estorno integral do pagamento realizado. 

Confira as principais reclamações sobre loja de materiais de construção: https://www.mapadaobra.com.br/gestao/principais-reclamacoes-sobre-loja/

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