Votorantim Cimentos
Publicado em 23/11/2016O tipo de argamassa colante ideal para cada situação
O que diferencia uma argamassa da outra é a quantidade de aditivo, que determina o quanto a argamassa é aderenteCréditos: Paulo Barros/e-Construmarket

O tipo de argamassa colante ideal para cada situação

Ambiente de aplicação, variações de temperatura, superfície e tipo de revestimento são determinantes para a escolha da argamassa colante ACI, ACII ou ACIII

A argamassa colante industrializada é ideal para o assentamento de cerâmica, porcelanato e pedras (mármores e granitos). Formulada com cimento e areia, recebe aditivos químicos que garantem alta aderência e capacidade para reter água. Ao ser misturada com água, resulta em uma massa adesiva, de boa elasticidade e trabalhabilidade. Mas é preciso diferenciar cada tipo de argamassa colante.

Na hora de especificar o tipo de argamassa colante é necessário considerar o ambiente de aplicação (interno ou externo) e as variações de temperatura, bem como a superfície (parede ou piso) e o tipo de revestimento; a dimensão das peças é outro fator de extrema importância na hora de escolher o tipo de argamassa . Essas variáveis são determinantes para o desempenho da argamassa colante.

Tipo de argamassa colante

O produto é estabelecido em três tipos principais: ACI, ACII e ACIII. O primeiro é indicado para assentar peças cerâmicas em áreas internas e molháveis (cozinha, área de serviço e banheiro), pois resiste à umidade e à temperatura habitual desses espaços. O segundo é mais resistente à exposição climática e permite aplicar outros tipos de revestimento em paredes, fachadas, piscinas de água fria, lajes, pisos de áreas públicas ou ao ar livre. Já o terceiro é o que apresenta maior aderência, o que o torna ideal para colar porcelanatos, cerâmicas e pedras em piscinas de água quente, saunas e churrasqueiras, além mármores e granitos.

O que diferencia uma argamassa da outra é a quantidade de aditivo, que determina o quanto a argamassa é aderente. Com isso, deve-se evitar o uso da ACI em fachadas, já que ela não apresenta propriedades para trabalhar em ambientes de condições mais severas. Com o tempo, pode ocorrer o desplacamento das peças.

Há, também, o tipo de argamassa colante fornecida com a denominação E (ACI E, ACII E e ACIII E). Significa que o início do endurecimento (a partir do momento de aplicação na superfície) é mais demorado. É apropriada para situações mais rigorosas, como a influência de fortes ventos. Em todos os casos, é fundamental que o material esteja em conformidade com a NBR 14.081:04 – Argamassa colante industrializada para assentamento de placas cerâmicas – Requisitos.

Vantagens
A argamassa colante é mais flexível do que as outras argamassas, pois acompanha a movimentação das peças assentadas em paredes ou pisos – lembrando que, com o passar do tempo, a estrutura de uma edificação sofre mudanças, sobretudo em razão da temperatura e de outras ações externas. Ela permite o melhor controle da umidade, dispensando a necessidade de molhar placas ou contrapisos antes de assentá-los. Por se tratar de uma solução industrializada, não há perda de tempo para o preparo da massa, além de facilitar o manuseio na obra.

Linha Votomassa

A Votorantim Cimentos fornece as argamassas colantes da linha Votomassa, entre as quais estão: ACI Cerâmica Interna, ACII Cerâmica Externa, ACIII Flexível (cinza e branca), Piso sobre Piso (cinza e branca), Porcelanato Interno, Pastilhas, Blocos de Vidro, Grandes Formatos, Cola Tudo (cinza e branca), Chapisco Concreto e Massa Pronta. São produtos de procedência, fabricados de acordo com as regulamentações técnicas do mercado, que garantem bons resultados à obra.

Leia também: Confira como escolher a argamassa correta

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X