Publicado por Votorantim Cimentos em 16/02/2024IV Seminário de Infraestrutura: confira o que rolou nos blocos 3 e 4
Blocos 3 e 4 do IV Seminário de Infraestrutura.Créditos: Youtube Ibracon

IV Seminário de Infraestrutura: confira o que rolou nos blocos 3 e 4

Confira os detalhes da palestra de Janice Soares, do DER/PR, Luciana Barbosa, da Dynatest, Tatiana Assali, do NINT, Felipe Queiroz, da ANTT, e Mohamed Kasem, do DER/PR.

Entre os dias 18 e 21 de outubro de 2023, ocorreu o 64º Congresso Brasileiro do Concreto na cidade de Florianópolis/SC, reunindo diversos artigos técnicos sobre o concreto e seus sistemas construtivos. O evento destacou-se pelo tema ‘Concretizando a inovação e a sustentabilidade’.

Reconhecendo a importância desses encontros para estimular a pesquisa e a troca de conhecimentos entre estudiosos e especialistas na área, que se reúnem anualmente nesse que é considerado o maior conglomerado técnico-científico do país, a Votorantim Cimentos organizou, em 19 de outubro, o IV Seminário de Infraestrutura — “Caminhos para o Desenvolvimento de um Brasil Sustentável”. A coordenação do evento ficou a cargo de Hugo Armelin, diretor de vendas da Votorantim Cimentos e assessor da comissão organizadora.

O seminário contou com a participação de importantes empresas do setor da construção civil, como CBT, WEG, DER/PR, Arteris, Tucumann, Nint Group, Vale, ANTT e Dynatest. Ademais, foi estruturado em quatro blocos, abrangendo palestras e discussões em mesa redonda.

Falamos sobre o bloco 1 neste artigo e sobre o bloco 2 neste artigo.

Confira o que foi abordado no terceiro e no quarto bloco

O tema do terceiro bloco do IV Seminário de Infraestrutura foi “Rodovias: Pavimento de Concreto”, no qual as palestrantes Luciana Barbosa, da Dynatest, e Janice Soares, do DER/PR, detalharam os investimentos em pavimento de concreto no Brasil, destacando projetos de grande relevância, como a PRC 280, no estado do Paraná.

Nesse contexto, Luciana Barbosa iniciou abordando a viabilidade técnica e econômica dessas obras, além de detalhar o dimensionamento e a modelagem do ciclo de vida dos pavimentos. Ela também enfatizou a necessidade de uma análise abrangente nesse processo, considerando-o como um ativo e investimento, levando em consideração tanto os custos de implantação quanto os custos periódicos de manutenção.

Dando continuidade ao bloco do 64º Congresso Brasileiro do Concreto, Janice Soares trouxe detalhes sobre o uso de concreto nas rodovias do Paraná, compartilhando inovações e seus benefícios para a infraestrutura viária na região.

No bloco 4, o seminário contou com a participação de Tatiana Assali, do NINT, Felipe Queiroz, da ANTT, e Mohamed Kasem, do DER/PR, que abordaram o tema “Infraestrutura Sustentável”, oferecendo insights sobre importantes projetos no segmento. A mesa redonda dos dois blocos foi mediada por Lidiane Blank.

Bloco 3: pavimentos de concreto e inovações

Nesta seção do “64º Congresso Brasileiro do Concreto 2023”, Luciana Barbosa, especialista em pavimentos e engenheira civil com 20 anos de experiência em infraestrutura rodoviária, iniciou o terceiro bloco enfatizando a necessidade de uma análise abrangente do pavimento, considerando-o como um ativo e um empreendimento.

Nesse contexto, foram abordados tanto os custos de implantação quanto os custos periódicos de manutenção, além dos principais parâmetros de controle, como conforto para os usuários da estrada, áreas de confinamento e rastreamento de pneus para melhor aproveitamento dos pavimentos rodoviários.

Ela também destacou a eficácia na utilização do Sistema de Gestão de Pavimento (SGP) para um melhor gerenciamento, fornecendo diagnósticos e soluções para diferentes tipos de defeitos em estradas, que incluem parâmetros como fresagem, recomposição, microrrevestimento, microfresagem asfáltica, intervenções com reciclagem e reparos em juntas e placas.

Luciana complementa que esse sistema já vem sendo utilizado com sucesso em órgãos de manutenção de estradas no estado de Goiás e está cada vez mais difundido no Brasil.

Em seguida, Janice Soares, diretora de tecnologia na DER do Paraná, compartilhou sua expertise sobre a pavimentação em concreto, concentrando-se nos projetos financiados pelo tesouro ou Taipu.

Dentre os destaques, incluem-se o projeto de Integração da Ponte de Foz do Iguaçu, uma ponte federal com custo de 277 milhões de reais, e a duplicação da PRP-323 Gauchão, um projeto no valor de 66 milhões de reais, que solucionou diversos gargalos em uma das estradas mais perigosas do Paraná. Além disso, a diretoria técnica da DER possui 28 projetos em andamento no valor de 2,6 bilhões de reais.

O foco principal da apresentação foi o projeto PR 280, uma extensão de 135 km em Santa Catarina, dos quais 60 km já foram concluídos com whitetopping em um contrato integrado bem-sucedido. A próxima fase, com mais 45 km, já está sendo iniciada. Os 30 km restantes serão objeto de outro contrato integrado. A decisão de estender a PR 280 foi motivada pelo intenso tráfego de caminhões e pela condição deteriorada da estrada.

Bloco 4: importância da sustentabilidade nas infraestruturas

O bloco quatro do 64º Congresso Brasileiro do Concreto trouxe aspectos cruciais para a sustentabilidade nos investimentos em infraestrutura. Tatiana Assali, diretora do NINT, iniciou o tema compartilhando a importância dessa nova visão nos projetos de construção civil.

Segundo Assali, um projeto de infraestrutura que incorpora conceitos sustentáveis pode resultar em investimentos adicionais no setor. A relevância desse tema é enfatizada, proporcionando benefícios econômicos, ambientais e sociais no longo prazo. A ideia equivocada de que projetos sustentáveis são mais caros ou menos lucrativos é abordada, incentivando uma mudança de perspectiva para enxergar a sustentabilidade como um investimento, não como um custo adicional.

Logo após, Felipe Queiroz, diretor da ANTT, compartilhou no IV Seminário de Infraestrutura, a visão da sustentabilidade de forma aprofundada e a necessidade de focar no tema para os projetos. Ele detalha a enorme diferença na emissão de carbono nos principais modais do Brasil e destaca o rodoviário, responsável por 81% das emissões, enquanto a ferrovia participa apenas com 4%.

Nesse sentido, ele aborda o desafio em equilibrar a matriz de transporte, investindo em ferrovias para reduzir a carga de emissões de GEE. Além disso, Felipe detalhou a importância de investir na descarbonização do modal rodoviário no país, pois ele continuará sendo relevante nos próximos anos.

Além disso, foi ainda elucidado o ciclo ESG e seus pilares, desde as estratégias, ativos de infraestrutura, operações de transporte e HUB de conhecimento. Também foi abordado o IFC e os padrões de desempenho, referências internacionais na gestão de riscos relacionados às esferas social e do meio ambiente.

Para finalizar o bloco quatro, retratou-se sobre PRC 280: construindo estradas sustentáveis, com Mohamed Kasem, coordenador geral do gerenciamento do programa BID da DER/PR.

Detalhes sobre a obra PRC 280, sua inserção no âmbito da PEILT e a ecoeficiência foram compartilhados. Mohamed também falou sobre a parceria da Votorantim Cimentos para a realização de um estudo abrangente para a restauração do pavimento dessa rodovia, tendo como principal objetivo avaliar as características físicas e seu impacto nas emissões de dióxido de carbono.

Detalhes sobre a obra PRC 280, sua inserção no âmbito da PEILT e a ecoeficiência foram compartilhados. Mohamed também falou sobre a parceria da Votorantim Cimentos para a realização de um estudo abrangente para a restauração do pavimento dessa rodovia, tendo como principal objetivo avaliar as características físicas e seu impacto nas emissões de dióxido de carbono.

O IV Seminário de Infraestrutura foi encerrado ressaltando a importância da adoção de uma colaboração mútua entre os gestores de diversos segmentos para enfrentar os desafios dos alinhamentos com as novas políticas sustentáveis para os próximos anos.

Leia também os artigos sobre o bloco 1 e sobre o bloco 2 do seminário.

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