Votorantim Cimentos

Você busca conteúdos exclusivos sobre o mercado da construção civil?

Inscreva-se grátis e receba nossa newsletter.

Publicado em 27/12/2017EPIs que você pode oferecer na sua loja de construção
Disponibilizar alguns EPIs pode ajudar aqueles que querem alavancar as vendas na sua loja de construção.Créditos: Shutterstock

EPIs que você pode oferecer na sua loja de construção

Uso obrigatório nas obras, os EPIs oferecem segurança a quem trabalha e podem ser uma alternativa para impulsionar as vendas

Muito se fala em segurança no trabalho e uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPIs). Eles são de uso obrigatório e, de acordo com a NR 6, toda a empresa é obrigada a fornecer, gratuitamente, EPIs aos trabalhadores. Ainda é muito comum ver pessoas circulando ou trabalhando na obra sem a segurança necessária. É por esse e outros motivos, que ainda é muito alto o número de acidentes na construção civil, por isso a importância em ter disponível esses materiais na sua loja de construção.

Para que o acesso a esse tipo de equipamento seja cada vez mais fácil, tanto para o engenheiro responsável, que efetua a compra para os funcionários, quanto para o pequeno trabalhador autônomo, que precisa fazer uso para a sua segurança, é preciso que eles estejam à venda em lojas especializadas, como as de materiais de construção. Se a sua loja ainda não oferece esse tipo de produto, pense que essa abordagem pode ser um atrativo para impactar novos clientes e alavancar as vendas.

Não é preciso ter todos os EPIs disponíveis na sua loja, ainda mais se ela não for de grande porte, porém, alguns equipamentos básicos, como botas de segurança, óculos de proteção, máscaras, entre outros, podem ser disponibilizados a fim de estimular o uso dos mesmos. Outra vantagem é mostrar que a sua loja possui um diferencial em relação às outras do setor. O varejo precisa estar sempre atento às transformações e, ir além, pode ser uma estratégia inteligente de vendas.

EPIs que a sua loja pode ter:

  • Capacete de segurança: oferece proteção para a cabeça contra impactos causados por queda de objetos e materiais.
  • Protetor auditivo tipo plug: controla a exposição ao ruído.
  • Protetor auditivo tipo concha: indicado para exposição a níveis de ruído acima de 85 dB(A). Preferido dos profissionais que atuam na betoneira.
  • Botina de segurança: oferece segurança contra perfurações causadas por pregos, queda de objetos, escorregões, entre outros.
  • Máscara para poeira: protege contra poeiras resultantes de corte de tijolos, cerâmicas e madeira.
  • Máscara para produtos químicos: ajuda na proteção daqueles que são atingidos pelo pó de cimento gerado na betoneira ou produtos químicos presentes na pintura.
  • Cinto de segurança: indicado para aqueles que precisam realizar trabalho em altura. Segundo a NR 35.1.2, acima de 2 metros já é considerado trabalho em altura.
  • Luva de raspa: ideal para proteção em trabalhos onde exista risco de corte ou lesão.
  • Luva de látex: utilizada por pedreiros que queiram evitar contato com cimento, argamassa, etc.
  • Viseira de proteção: geralmente é utilizada por pessoas que manuseiam serras circulares, lixadeiras e policortes e queiram proteger a vista de partículas em projeção.
  • Óculos de proteção: protege a vista de partículas em projeção., apresenta uma desvantagem em relação à viseira por permitir a passagem das partículas nas suas laterais.

 

Claro que a sua loja deve manter o foco em materiais de construção e continuar oferecendo os melhores produtos para o consumidor, afinal, esse é o foco do seu negócio, porém, complementar o seu portfólio com esses equipamentos pode fidelizar ainda mais seu cliente e conquistar outros novos.

Quer impulsionar suas vendas? Aprenda sobre os diferentes tipos de argamassa e saiba como instruir seus clientes!Botão Site

 

Compartilhe esta matéria

Quer receber notícias e dicas sobre construção civil?

Inscreva-se grátis e
receba nossa newsletter.

X