Votorantim Cimentos
Publicado em 12/10/2017

Conheça os diferentes tipos de argamassa e suas aplicações

A Votorantim Cimentos apresenta a linha Votomassa, que oferece produtos específicos para diferentes tipos de aplicações.

Econômica, aderente e flexível: essas são algumas das vantagens de quem escolhe a linha Votomassa, da Votorantim Cimentos. A família de produtos é segmentada em vários tipos de argamassa:

Colantes: utilizadas em revestimentos cerâmicos, porcelanatos, blocos de vidro, mármore, granito, entre outros.

Básicas: indicada para revestimento de tetos e paredes de alvenaria, em áreas internas e externas, e assentamento de blocos de alvenaria de vedação

Rejuntamento: ideal para rejuntar cerâmicas em áreas internas e externas.

Para facilitar o trabalho e otimizar custos, o mesmo tipo de argamassa pode, sim, ser utilizada em diferentes serviços, porém, é importante e fundamental ficar atento às instruções de cada tipo para evitar problemas futuros, como o desplacamento cerâmico.

Para te ajudar na escolha da argamassa correta, apresentamos os produtos ACI, ACII, ACIII, PSP&Porcelanatos (Piso Sobre Piso e Porcelanatos), Massa Pronta e Rejuntamento Flexível. Antes de apresentá-los vale lembrar que as argamassas são compostas por cimento, areia e aditivos. A diferença entre elas é a quantidade de cimento e aditivos, que resultam na aderência e na retenção de água.

É muito comum fazer essa mistura em um canteiro de obra, resultando na argamassa básica para reboco e assentamento de blocos; normalmente desaconselhável para uso estrutural. Mas a massa virada em obra pode ser substituída pela argamassa ensacada, como a Votomassa Massa Pronta, e reduzir o desperdício a zero, evitando a estocagem de material e o peneiramento da areia, além de obter melhor acabamento.

 

– Colantes

AC I

Indicada para assentar peças cerâmicas em áreas internas, como salas e quartos, e também em áreas úmidas, como cozinha, área de serviço e banheiro, pois resiste à umidade e à temperatura habitual desses espaços.

AC II

É mais resistente à exposição climática. Além de peças cerâmicas, permite revestir paredes, piscinas de água fria, lajes, pisos de áreas públicas e ambientes ao ar livre.

AC III

É a que apresenta maior aderência, o que a torna ideal para colar porcelanatos, cerâmicas e pastilhas de porcelana e vidro em fachadas, piscinas de água quente e saunas, além de mármores e granitos. Disponível em duas opções de cores: cinza e branca

PSP & Porcelanatos (Piso Sobre Piso e Porcelanatos)

É a primeira argamassa do mercado versátil e com múltiplas funções. Ideal para assentamento de revestimentos cerâmicos, porcelanatos, pedras decorativas (Miracena, Goiás, Mineira, São Tomé e Canjiquinha), e sobreposição de revestimentos cerâmicos em áreas internas e externas, e sobreposição de porcelanatos em revestimentos cerâmicos em áreas internas, pisos e paredes. Disponível em duas opções de cores: cinza e branca.

 

– Básicas

Massa pronta

Com a votomassa Massa Pronta você tem a opcão de rebocar tetos e paredes de alvenaria, em áreas internas e externas, e assentar elementos de alvenaria, como blocos cerâmicos ou de concreto.

 

– Rejuntamento

Rejuntamento Flexível Votomassa

O rejuntamento flexível, feito à base de cimento, agregados minerais, polímeros e pigmentos de alta resistência à descoloração, é indicado para aplicação em cerâmica e pedras naturais decorativas, como Miracema, Goiás, Mineira, São Tomé e Canjiquinha, tanto em pisos como em paredes. O rejunte está disponível em sacos 1kg e 5kg, nas cores: branco, bege, corda, cinza platina, cinza escuro, grafite, marrom e preto, que não desbotam.

 

Experimenta Votomassa.
Quer dar show na sua obra? Cola com a gente.

 

Agora que você já conhece todas as variações do produto, saiba como escolher o tipo certo de argamassa colante para cada situação.

 

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também