
Fibras no concreto: conheça os benefícios e vantagens
Conheça a técnica que reforça a estrutura da concretagem e as vantagens de utilizá-la.
O concreto é um material versátil, amplamente utilizado na construção civil, apresentando alta resistência à compressão, mas baixa resistência à tração. Sendo assim, esse composto não consegue atender a todos os tipos de demanda das edificações devido a essa característica.
Para lidar com esse cenário e aumentar a aplicação, surgiu a técnica das fibras no concreto. Com ela, o material pode ser mais facilmente trabalhado em situações que demandam resistência específica.
Continue a leitura para entender melhor sobre essa técnica de concretagem.
O que são as fibras no concreto?
As fibras no concreto são materiais adicionados à mistura para reforçar as suas propriedades, principalmente resistência à tração. Elas funcionam como minúsculos reforços, distribuindo as tensões no material e evitando a formação de trincas e fissuras, além de melhorar a propriedade de resistência à tração do concreto.
Isso permite que elas sejam utilizadas em estruturas pré-moldadas, pavimentos, revestimentos, concreto projetado e, principalmente, para reforçar e reparar estruturas danificadas. Tudo depende, é claro, da dosagem e da aplicação.
Como são feitas as fibras no concreto?
As fibras utilizadas no concreto são produzidas a partir de uma variedade de materiais, cada um com propriedades específicas para atender às necessidades do projeto de construção. O tipo e tamanho de fibra a ser utilizada depende dos parâmetros do concreto a serem atendidos. A fibra influencia as características do concreto tanto no seu estado fresco como no seu estado endurecido.
As fibras sintéticas melhoram desde a capacidade do concreto fresco a resistir às fissuras ainda nas idades iniciais como as suas propriedades já no estado endurecido. Exemplos destas fibras são as fibras poliméricas, de vidro ou de aço. Quanto ao tamanho, estas fibras podem ser micro ou macro e sua escolha depende do tipo de necessidade a ser atendida.
Microfibras são utilizadas para melhorar as propriedades do concreto no estado fresco enquanto as macrofibras as propriedades no estado endurecido. As macrofibras podem inclusive ser utilizadas em substituição ao aço, por isso são conhecidas como macrofibras estruturais.
Quais os benefícios oferecidos pelas fibras no concreto?
Esse composto oferece diversos benefícios que podem aprimorar significativamente o desempenho do material em contextos variados. Porém, além disso, existem outros benefícios trazidos pelas fibras no concreto. Veja abaixo.
1. Aumento da resistência à tração
Distribuem as tensões no material, evitando a formação de trincas e fissuras. Isso resulta em um concreto mais resistente a esforços de tração e flexão, tornando-o ideal para as aplicações que explicamos no tópico anterior.
2. Melhoria da ductilidade e tenacidade
O concreto com fibras se torna mais flexível e resistente a impactos, absorvendo energia e deformando antes de romper. Com isso, a estrutura terá mais capacidade de se adaptar a deformações e vibrações, sem sofrer danos graves. Essa característica é especialmente importante em locais que sofrem com terremotos, explosões que são feitas à base de elementos pré-fabricados.
3. Redução da permeabilidade
As fibras obstruem os poros, diminuindo a penetração de água e outros agentes agressivos, como cloretos e sulfatos, aumentando a durabilidade do concreto e protegendo as armaduras contra a corrosão.
4. Controle da fissuração
Elas controlam o tamanho e a distribuição das fissuras, evitando sua propagação e aumentando a vida útil da estrutura. Então, as fissuras que se formam no concreto serão menores, o que reduz as chances de qualquer tipo de dano estrutural.
5. Ampla resistência à fadiga
Essa mistura é mais resistente a esforços repetitivos, sendo ideal para áreas com alto tráfego ou vibrações constantes. Por isso, essas fibras conferem mais capacidade de suportar cargas variáveis sem sofrer danos ao longo do tempo.
6. Sustentabilidade
O uso das fibras no concreto pode reduzir o consumo de cimento e aço, diminuindo o impacto ambiental da construção e contribuindo para a construção civil sustentável. Isso também colabora para reduzir a emissão de gases de efeito estufa e a geração de resíduos.
Em vista de tudo isso, para que a concretagem com fibras no concreto seja feita com sucesso, você deve contar com uma empresa especialista nesse segmento, com tecnologia e qualidade. A Engemix, renomada em serviços de concretagem, tem soluções para esse tipo de demanda.
Gostou de entender mais sobre as fibras no concreto? Conheça também as vantagens do Concreto Spectra, outra solução da Engemix.