Publicado por Votorantim Cimentos em 04/08/2023Cimento queimado no chão: aprenda a fazer
Aprenda o passo a passo e decore sua casa com cimento queimado.Créditos: istock

Cimento queimado no chão: aprenda a fazer

A técnica pode ser uma alternativa econômica e resistente quando comparada a outros revestimentos.

A hora de escolher a decoração da casa é uma das mais divertidas. Durante o processo podemos explorar as opções, pesquisar referências e usar nossa criatividade. Uma das escolhas que são tendências em 2023 é o cimento queimado no chão, que,além de dar um ar aconchegante para sua casa, ajuda a economizar.

Confira o passo a passo para fazer o cimento queimado no chão:

Existem algumas massas no mercado que são prontas e dão o efeito de cimento queimado, porém, se você optar pelo piso de cimento queimado, é necessário seguir alguns passos e cuidados para evitar manchas e trincas.

1. Limpeza do ambiente

O primeiro passo é limpar a área onde o cimento vai ser aplicado. É necessário tirar todas as sujeiras e poeiras para que não prejudiquem o acabamento.

2. Aplicar resina acrílica

Depois da limpeza geral, você deve aplicar a resina acrílica, que vai dar aderência ao cimento líquido. Depois de colocá-la, é indicado passar a vassoura para espalhar bem a resina. Ela deve ser aplicada duas vezes para corrigir as patologias do piso.

3. Nivelar o rejunte da cerâmica

É preciso misturar o pó de cimento com 25% de água, usando um misturador de argamassa. 

4. Coloque o piso

Depois de fazer a higiene e nivelar o rejunte da cerâmica, chegou a hora de calcular a quantidade de piso necessário e colocá-lo. Para 1 m², é preciso ter 1 kg para fazer um piso de 1 mm. O ideal é de 3 mm a 4 mm. 

O cimento queimado é uma argamassa feita de cimento, areia e água. A sua espessura é de aproximadamente 2 cm a 3 cm. Além disso, a aplicação é fácil e deve ser feita em um contrapiso já nivelado, com alguns cuidados.

Na 333OBRA você monta a sua lista de material de construção, compartilha por WhatsApp e recebe seu orçamento na hora, sem sair de casa, além de contar com um suporte on-line para compra.

Os materiais indicados para essa atividade são:

• Balde;

• Delimitador de cantos;

• Espátula dentada;

• Rodo dentado com nivelador;

• Fura bolhas.

Após a aplicação utilize o fura bolhas para espalhar o piso. Caso você queira uma cor cinza mais escura que o cimento, pode usar corante preto com água para fazer a mistura.

5. Use resina acrílica para selar o piso

Depois que o piso secar, é preciso passar ao menos duas demãos de resina acrílica para manter a durabilidade do piso. Utilize um rolo de pintura de pelo.

6. Use cera líquida para encerar o piso

Depois de pronto, chegou a hora de finalizar com cera líquida. Espalhe pelo cimento e, quando ela for colocada sem ser puxada pelo cimento, é sinal de que o trabalho de impermeabilização foi feito.

Agora que você já aprendeu a fazer o piso de cimento queimado, confira as vantagens, desvantagens e se é a melhor opção para sua casa:

Vantagens

Além da vantagem financeira, que já citamos, existem outras que podem influenciar na escolha. O cimento queimado é fácil de ser aplicado e fácil de limpar, pois não possui rejunte. Além disso, ele pode ser aplicado em cima de contrapiso já existente e em áreas internas e externas.

Desvantagens 

Apesar de apresentar muitas vantagens, existem alguns pontos que precisam de atenção. Ele é um material poroso, então pode absorver líquidos e manchas. Além disso, pode trincar e criar fissuras se a aplicação for feita sem cuidados. Outro ponto importante é que o cimento queimado é um material gelado e não retém o calor, o que pode ser algo negativo em regiões e temperaturas mais frias.

Confira como fazer a manutenção de cimento queimado: https://www.mapadaobra.com.br/negocios/manutencao-de-cimento-queimado/

  • Modern interior of a country house. Interior with dark green kitchen and green brick walls. 3D rendering.
  • Cimento queimado no chão
Compartilhe esta matéria
24362

Mais lidas

Veja também

X