Publicado por Votorantim Cimentos em 20/02/2024Os Avanços Tecnológicos nas Técnicas de Fundação na Engenharia Civil
Créditos: iStock

Os Avanços Tecnológicos nas Técnicas de Fundação na Engenharia Civil

Com eficiência e durabilidade, as inovações tecnológicas transformam as fundações em estruturas mais seguras e adaptáveis.

As fundações são uma das partes mais importantes na engenharia civil, pois esses elementos são responsáveis pela segurança e estabilidade das estruturas construídas. Com o decorrer do tempo, a inovação tecnológica impactou essas práticas e as fundações superficiais e profundas foram aprimoradas. 

Fundações Superficiais

As fundações superficiais, como as sapatas e os blocos, tornaram-se mais eficientes e sustentáveis. Hoje, os novos materiais, como concretos de alta resistência e aditivos inovadores, aumentam a durabilidade e a capacidade de carga das fundações. Como resultado, obtêm-se construções de estruturas mais altas e robustas.

Outra evolução importante na engenharia civil é a instrumentação geotécnica. Pois, por meio dos sensores avançados e sistemas de monitoramento em tempo real, os profissionais conseguem avaliar o comportamento durante e após a construção. A abordagem fornece dados valiosos, tanto para aprimorar o design quanto para lapidar a execução das fundações superficiais.

Fundações Profundas

As fundações profundas, como estacas e tubulões, também ganharam melhorias nas últimas décadas. Um dos seus principais avanços é o desenvolvimento de métodos de perfuração mais eficientes, com equipamentos mais robustos e técnicas de cravação para instalações rápidas. Com o uso das estacas pré-moldadas e moldadas in loco com concretos especiais, as construções atingem um nível de resistência maior, até mesmo em solos desafiadores.

A geotecnia avançada também faz parte das fundações profundas. Atualmente, o recurso ajuda os engenheiros a terem uma análise detalhada do solo a partir de ensaios geotécnicos e geofísicos, para otimizar os custos e garantir a estabilidade das estruturas.

Fundações de Radier

Dentro das técnicas de fundação na construção civil, temos também o Radier, uma laje de concreto armado que cobre toda a área da construção. O procedimento consiste em distribuir uniformemente as cargas no solo e assim diminuir a necessidade de escavações profundas.

Este tipo de fundação é bastante eficaz em terrenos com baixa capacidade de suporte. Por meio do uso de concretagem avançada, como os concretos autonivelantes, a aplicação se torna mais homogênea e eficiente.

Estacas Raiz

Já as estacas raiz são elementos estruturais escavados e preenchidos com concreto in loco, que se ancoram profundamente no solo. Essa técnica de fundação é muito recorrente em áreas urbanas densamente construídas, onde a escavação convencional é restrita. Com os avanços das técnicas de perfuração e instrumentação geotécnica, as estacas raiz conseguem se adaptar a diferentes condições do solo mais facilmente.

Os avanços tecnológicos nas técnicas de fundação na engenharia civil estão inovando a eficiência no setor da construção. Assim, com a combinação de novos materiais, com recursos de monitoramento e práticas construtivas aprimoradas, as estruturas se tornam mais seguras e sustentáveis.

Aproveite para ler também os tipos de fundações de uma construção.

Compartilhe esta matéria
25399

Mais lidas

Veja também

X