Publicado por Votorantim Cimentos em 08/09/2022BIM aplicado em projetos de infraestrutura
A metodologia BIM não é algo novo para o mercado, mas a complexidade de sua implementação fez com que muitas construtoras adiassem essa mudança.Créditos: istock

BIM aplicado em projetos de infraestrutura

O BIM não é apenas uma ferramenta, mas uma metodologia que já é utilizada em diversos países e tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil.

Segundo dados da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), é possível utilizar a plataforma BIM em cada etapa do processo de projeto atendendo às orientações da NBR 16.636-2 (que discorre sobre a execução de um projeto arquitetônico para as edificações). Tal norma estabelece duas fases de projeto: a primeira é a fase de preparação, dividida em quatro etapas, e a segunda fase já corresponde ao momento de elaboração e desenvolvimento de projetos técnicos.

O projeto básico é de elaboração e coordenação de um modelo 3D compatibilizado e consolidado nos níveis de desenvolvimento estabelecidos com a estrutura (tanto infraestrutura quanto superestrutura) e instalações já modeladas, bem como a análise da coordenação, compatibilização e consolidação desses modelos. Nessa fase, o nível de desenvolvimento do modelo ganha uma maturidade grande e os documentos do projeto – cortes, plantas, fachadas e outros detalhes – podem ser extraídos do modelo, além dos quantitativos exatos, contribuindo para a elaboração do orçamento detalhado e preciso. 

Falando especificamente da utilização de BIM para obras de infraestrutura, atualmente já existem projetos em diversos segmentos, como exemplo: a aplicação para projetos de sistemas de abastecimento de água, tratamento e coleta de esgoto e sistemas de drenagem urbana. De acordo com Thelmo Ghiorgi, diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Engenharia Industrial (ABEMI), para esse tipo de projeto é necessária a integração de ferramentas GIS (Sistema de Informação Geográfica), que apresentam informações importantes para a proposição de melhores soluções técnicas, econômicas, sociais e ambientais.  

Com isso, é possível utilizar instrumentos de análise de cenários e viabilidade, orientados para propostas que atendam às condições legais. “Outras obras lineares em que também podem ser aplicadas as ferramentas BIM são as linhas de transmissão, os oleodutos, os gasodutos, sistemas de adução de água, projetos de macrodrenagem entre outros”, complementa.  

Saiba mais sobre o projeto BIM

https://www.mapadaobra.com.br/inovacao/entenda-a-metodologia-bim/

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X