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Publicado em 13/12/2018A importância do layout da loja e o seu impacto nas vendas
A fachada, a disposição e o interior são pontos fundamentais do layout de lojaCréditos: Shutterstock

A importância do layout da loja e o seu impacto nas vendas

Antes de pensar em como o interior da loja pode ser confortável para o cliente, é preciso pensar em como atraí-lo até lá

Ao contrário do que muitos pensam, uma loja não serve apenas para vender e, sim, para melhorar a experiência do consumidor em diversos aspectos.  Além de se preocupar com o espaço onde está localizado o ponto comercial e também o nicho de mercado em que se está inserido, é preciso elaborar com atenção o layout da loja a fim de reforçar a identidade da marca garantindo, assim, uma imagem positiva e despertando o desejo de compra do público-alvo. Pensar em outras maneiras de otimizar o ambiente é fundamental para atrair potenciais clientes.

O Visual Merchandising é uma estratégia de marketing muito utilizada no varejo para melhorar a apresentação do ponto de venda e, consequentemente, atrair mais clientes para a sua loja.  O comerciante que, além de se preocupar em fornecer os melhores produtos e serviços, também está atento para a necessidade de criar um espaço acolhedor, utilizando recursos como disposição adequada dos produtos no ponto de venda e outros detalhes de infraestrutura como disposição das paredes, tipo de piso e iluminação, além do uso de cores, entre outros itens de fator decisório de compra, se destaca no mercado do varejo.

Ricardo Adachi, diretor do Sincomavi – Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção, conta que 100% do desempenho de uma loja – desde a parte de iluminação quanto ao layout das gôndolas onde você define o que é mais importante e o que é menos importante para mostrar ao cliente – é destacado nesse processo. “Os produtos mais do fundo da loja, a gente sabe que o consumidor já procura. Já outros produtos que eles não sabem que nós temos, são colocados na frente da loja, para que eles fiquem em uma parte visível. Por consequência, os consumidores passam e podem estar comprando esses produtos”.

Confira as dicas para criar ou deixar o layout da loja eficiente, o que vai auxiliar a aumentar as vendas da sua loja:

Fachada

Antes de pensar em como o interior da loja pode ser acolhedor para o cliente, é preciso pensar em como atraí-lo até lá. Portas grandes, por exemplo, facilitam o acesso para cadeirantes, além de dar visibilidade ao que tem dentro do local, sendo parte importante do layout da loja.

Interior

Outra parte importante é a de infraestrutura e iluminação da loja, para dar foco aos produtos. Tirar ou não uma parede ou outra para ampliar o tamanho da loja criando uma sensação de amplitude também é uma ideia.

Trajetória

É preciso pensar como se fosse o cliente, imaginando a sua trajetória dentro da loja a fim de facilitar esse percurso e melhorar a localização dos produtos, para que ele encontre sem dificuldade o que está buscando e não saia frustrado.  

Disposição

A posição dos produtos também define se você vai conseguir ganhar uma maior visibilidade e, consequentemente, vender mais produtos de impulso. Além, claro, de garantir facilidade para o cliente encontrá-los.

Iluminação          

A iluminação da loja facilita a visibilidade dos produtos nas gôndolas e é onde você determina o que é mais importante e o que é menos importante para mostrar ao cliente.

Balcão

O espaço localizado perto do caixa tende a ser esquecido por conta do vendedor já considerar a venda já realizada. Mas esse é um espaço muito importante que, se bem utilizado, converte vendas. Uma ideia estratégica é posicionar ali os itens mais baratos que geralmente são comprados no último minuto por impulso.

Adachi também possui cinco estabelecimentos da Conibase distribuídas por São Paulo e conta como foi o processo de implementação do novo layout da loja, que foi realizado em duas etapas: produto e infraestrutura. “Hoje, a gente tem cinco lojas e cada loja demorou um tempo diferente para incrementar as melhorias (e programar as atualizações) porque cada uma possui um layout e estão em um tempo de maturação diferente, mas basicamente de 4 a 8 meses fizemos as mudanças”. Confira outros detalhes que fazem toda a diferença:

Esteja atento aos detalhes

Existem outros detalhes que fazem com que o seu cliente em potencial sinta-se confortável em sua loja. Tais como o marketing sensorial, responsável por criar aquele clima de aconchego através de música ambiente ou perfume, ambos ajudam a ampliar a experiência sensorial do seu cliente e consequentemente as suas vendas.

Conheça o seu cliente

Outro fator que é muito importante é ter uma visão de quem é o seu cliente e o que esperar dele. Entender quais são as suas exigências! Alguns lojistas acreditam que, por se tratar de material de construção, o cliente prefere um ambiente mais rústico quando, na verdade, todo mundo gosta de um ambiente limpo e iluminado. Então, conhecer o perfil desse consumidor é fundamental para criar um layout eficiente que atenda às suas necessidades.

 

 

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