Publicado em 02/02/2018Conheça quais são os termos utilizados no merchandising para lojas do varejo
Atrair mais clientes é um dos principais objetivos do visual merchandisingCréditos: Shutterstock

Conheça quais são os termos utilizados no merchandising para lojas do varejo

Utilizar soluções de visual merchandising é uma maneira de impulsionar as vendas e manter a organização da loja

O visual merchandising (VM) não está apenas atrelado ao mundo da moda, as técnicas ou materiais utilizados para ampliar as vendas nas lojas de varejo e envolve qualquer segmento do comércio. Tem como função dois objetivos: atrair o cliente para dentro da loja e o de fazê-lo comprar.

A técnica é ótima aliada para quem deseja manter a organização e um padrão estético, principalmente se a loja possui outras unidades.  O VM envolve  layout, exposição dos produtos, iluminação, cores e até mesmo a música ambiente que fica na programação.

 

Principais termos do visual merchandising

  • Corner: espaço em uma loja que apresenta uma marca ou linha de produtos formando uma miniloja.
  • Cross-merchandising: exposição de produtos relacionados entre si, de forma a promover a venda de materiais correlatos. Exemplo: mamadeiras e leites, refrigerantes e pizzas.
  • Display: qualquer elemento destinado a promover, apresentar e ajudar a vender um produto ou serviço. Pode ser colocado diretamente no chão, vitrine, balcão ou gôndola.
  • Faixa de gôndola: faixa para ser colocada na parte frontal das prateleiras das gôndolas, servindo como um divisor de espaço para produtos.
  • Flyer: folheto com uma folha só, tendo uma ou mais dobras.
  • Giro: termo usado para medir o tempo de entrada e saída de um produto do estoque ou da gôndola.
  • Gôndola: estande de supermercado ou loja com prateleiras utilizadas para exposição de produtos.
  • Ilha: exposição em forma de pilha de produtos que permite o acesso por todos os lados.
  • Móbile: peça promocional colocada no teto da loja e sustentada por fios.
  • Ponta de gôndola: espaço nobre localizado nas extremidades das gôndolas.
  • Stopper: peça publicitária que se sobressai da prateleira ou gôndola.
  • Take one: expositor de mesa, balcão ou prateleira para colocar folhetos, permitindo que o próprio consumidor pegue o material.

 

Dicas para um VM eficaz

  • Explore bem o seu ponto de venda (PDV) e não apenas um lugar
  • Conheça quais os pontos são mais atrativos da loja
  • Deixe o preço bem visível em todos os produtos
  • Sinalize a sua loja com placas e adesivos
  • Utilize iluminação que valorize os produtos e a loja
  • Aposte em alguns móveis no interior do ponto de venda
  • Use bem a sua vitrine, ela tem poder de atração

 

Organize seus produtos

Como o trabalho não é só a estética bonita do ponto de venda, o visual merchandising ajuda o lojista a descobrir o que é mais lucrativo para ele, como precificar e sinalizar produtos e organizar mobiliário de acordo com o tamanho total do espaço e do bolso de cada empresário.

Discutir cores, distribuição de produtos, metragens e outras técnicas de exposição, como iluminação, proporções, coordenação de pontos focais e área nobre do ponto de venda também está dentro do trabalho do VM.

 

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