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Guia da concretagem: cuidados em todas as etapas

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Publicado por Carla Rocha em 21/03/2022Como engajar a equipe interna das construtoras
Oferecer qualificação é uma das formas de manter a sua equipe atualizada e engajada na rotina de trabalho.Créditos: Shutterstock

Como engajar a equipe interna das construtoras

Uma das principais tarefas de um gestor é manter a equipe engajada

Não é novidade que um dos principais problemas na equipe interna é a produtividade. Para este desafio que acompanha a indústria da construção civil há muitos anos, ainda não existe uma fórmula pronta para ser resolvido. A desmotivação ou a falta de engajamento de uma equipe de trabalho, certamente, pode ser um dos fatores que levam à baixa produtividade dentro das equipes da construtora.

Muitas vezes, os profissionais atuarão em um mesmo empreendimento por até 4 anos, enfrentando uma rotina desafiadora, mas similar aos outros dias, o que pode gerar um desgaste físico e psicológico. É tarefa dos gestores de obras também pensar em formas de engajar as equipes e mantê-las motivadas, gerando um bom clima organizacional no canteiro de obras e disseminando o sentimento positivo de se trabalhar ali.

Em tempos de pandemia, é preciso evitar a aglomeração de pessoas para não disseminar o vírus, portanto, outro desafio é pensar em estratégias de engajamento que não envolvam as questões presenciais e possam ser realizadas individualmente ou pelo seu colaborador juntos dos seus familiares (fora do canteiro de obras).

Estratégias de engajamento para construtoras

  • Reconhecimento contínuo: é muito importante que a liderança de uma equipe tenha um diálogo frequente com o seu time. Esses diálogos servem para sentir a expectativa deles e também para motivá-los. Dividir os desafios constantes, trazer um panorama do que está acontecendo na empresa e também ouvir a sua equipe interna é fundamental para criar uma relação sólida e transparente. Outro ponto importante é realizar feedbacks sempre que possível para reconhecer o trabalho do seu time, nos casos em que a atuação teve destaque, e também falar sobre as melhorias.
  • Metas: estipular metas para elevar a qualidade das entregas é também uma forma de manter os colaboradores engajados com um objetivo final. Vale ressaltar que é preciso tratar com cautela essas metas para que não se torne uma obrigação negativa e, sim, algo que faça a equipe se sentir motivada a realizar.
  • Vouchers como prêmios: atualmente, a possibilidade de adquirir vouchers em aplicativos de entregas de alimentos, por exemplo, ampliou as alternativas das companhias que querem entregar alguma recompensa para os seus colaboradores e, ao mesmo tempo, evitar o contato físico. A entrega de um voucher com um valor para um jantar especial torna a rotina diferente do dia a dia e acaba se tornando um evento que será lembrado pelos colaboradores da sua equipe como um momento de recompensa. Vale a pena separar uma verba mensal para essas situações e presentear os profissionais para mantê-los engajados.
  • Qualificação: fornecer qualificação para a equipe interna é, muitas vezes, um ponto positivo até para a contratação de novos talentos. Essa forma ajuda a incentivar o profissional a não se acomodar, encarar novos desafios e o faz adquirir novos conhecimentos e habilidades. “A empresa que se preocupa em desenvolver novas habilidades em sua equipe consegue reter talentos. Por sua vez, esses talentos passam a se sentir mais motivados e engajados, impactando diretamente na qualidade do trabalho, reduz gastos com absenteísmo, além de aumentar a produtividade e diminuir a rotatividade de colaboradores”, explica Renan Kaminski, sócio-fundador da 4blue.

Quer saber mais sobre produtividade na obra? Confira o case de utilização do concreto Spectra em uma obra de São Paulo: https://www.mapadaobra.com.br/inovacao/concreto-spectra-aumenta-produtividade/

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