Mapa da Obra - E-book

Impacto do Plano Diretor para incorporadoras

Quero baixar!

Publicado por Carla Rocha em 27/01/2022As principais normas técnicas da construção para seguir em 2022
Acompanhar os resultados e as tendências do setor é fundamental para melhorar a gestão de obraCréditos: Shutterstock

As principais normas técnicas da construção para seguir em 2022

Confira as normas são consideradas uma referência confiável para o setor

A construção civil é um segmento que exige um alto padrão de qualidade e o desenvolvimento destas NBRs como padrão de qualidade e segurança. E entre as centenas de NBRs regulam materiais na construção civil. O setor construtivo é regido por inúmeras Normas Técnicas Brasileiras – NBRs, que têm o intuito de estabelecer soluções para aumentar a qualidade, produtividade, segurança e reduzir os custos.

As principais normas técnicas da construção civil foram desenvolvidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), e são uma forma de monitorar, organizar e controlar todo processo da obra e a conformidade dos materiais utilizados na construção, além de assegurar a segurança dos profissionais envolvidos em todo o processo desde o início até a entrega da obra. Tais normas são consideradas uma referência confiável para o setor ao qual se destina, sendo por isso usada em processos: de regulamentação, de acreditação, de certificação, de metrologia e de informação técnica.

Portanto, selecionamos algumas das principais normas do setor para assegurar a qualidade da sua obra do início ao fim em 2022. Confira abaixo!

NORMA NBR 15575:

A ABNT NBR 15.575, mais conhecida como Norma de Desempenho, entrou em vigor em 2013 e é considerada um marco histórico para a indústria da construção civil, especialmente, para o mercado imobiliário residencial. Isso porque, até a sua concepção, não existia uma norma que oferecesse parâmetros para a verificação da qualidade dos empreendimentos residenciais, o que dificultava muito na hora de, por exemplo, estimar a vida útil deste tipo de projeto.

Saiba mais sobre a norma aqui:

NORMA NBR 6122:

A Norma de Fundações (ABNT NBR 6122 – Projeto e Execução de Fundações) é de 1996 e estabelece as condições básicas para o projeto e a execução de fundações nas mais diversas construções. A norma teve sua última revisão em 2010 e desde o final de 2016, o engenheiro Frederico Falconi coordena uma nova revisão, juntamente com um grupo de profissionais renomados a fim de agregar novos conhecimentos e corrigir textos de interpretação duvidosa ou de difícil compreensão, trazendo alterações significativas que trazem maior objetividade para o setor da construção.

Saiba mais sobre a norma aqui:

NORMA COMENTADA: ABNT NBR 12.655:2015

Quando se fala sobre normas relacionadas ao concreto, é fundamental considerar como uma das principais a ABNT NBR 12.655:2015 – Concreto de cimento Portland – Preparo, controle, recebimento e aceitação – Procedimento. Esta norma estabelece requisitos para as propriedades do concreto nos seus estados fresco e endurecido; define atribuições e responsabilidades dos profissionais envolvidos nas etapas de projeto estrutural e execução da obra, das empresas de serviço de concretagem ou quando preparado no próprio canteiro de obras.

Saiba mais sobre a norma aqui:

NORMA ABNT NBR 16868:2020

Recentemente, as normas que eram utilizadas como base para a realização da alvenaria estrutural foram canceladas, sendo substituídas pela ABNT NBR 16868:2020 – Alvenaria Estrutural, que é dividida em três partes, e foi publicada em 10 de agosto deste ano. Essa atualização surgiu basicamente pela necessidade do setor da construção civil em ter normas regulamentadoras específicas para alvenaria estrutural, o que não havia anteriormente, e com isso, facilitar e garantir a execução correta em canteiro de obra.

Saiba mais sobre a norma aqui:

Bônus: Revisões da NR 18

Dentro deste compilado está a revisão da Norma Regulamentadora n.º 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção que é uma das normas que estabelece um conjunto de regras legais de prevenção e controle de acidentes na construção. Outro ponto a destacar com relação a utilização das normas técnicas é que com isso, a empresa aumenta a sua competitividade e rentabilidade, além de garantir a qualidade de suas entregas, uma vez que elas estão promovendo corretamente as diretrizes, características ou orientações sobre o material.

Reunimos 5 normas comentadas relacionadas ao concreto em um e-book com mais de 60 páginas. Quer obter esse material exclusivo gratuitamente? Baixe aqui:

 http://conteudo.mapadaobra.com.br/Dx5ol0zFs8

Compartilhe esta matéria

Plano Diretor para incorporadoras: o que saber?

Quero conferir!

Mapa da Obra - E-book
X