Publicado por Carla Rocha em 17/08/2020Norma Comentada: ABNT NBR 12.655:2015 – Concreto de cimento Portland – Preparo, controle, recebimento e aceitação – Procedimento
A NBR 12.655:2015 é uma das principais normas para o concreto, assim como a NBR 6118:2014.Créditos: Shutterstock

Norma Comentada: ABNT NBR 12.655:2015 – Concreto de cimento Portland – Preparo, controle, recebimento e aceitação – Procedimento

NBR é fundamental para garantir aspectos de qualidade e durabilidade das estruturas de concreto

Quando se fala sobre normas relacionadas ao concreto, é fundamental considerar como uma das principais a ABNT NBR 12.655:2015 – Concreto de cimento Portland – Preparo, controle, recebimento e aceitação – Procedimento. Esta norma estabelece requisitos para as propriedades do concreto nos seus estados fresco e endurecido; define atribuições e responsabilidades dos profissionais envolvidos nas etapas de projeto estrutural e execução da obra, das empresas de serviço de concretagem ou quando preparado no próprio canteiro de obras, e como deve ser o recebimento e aceite do concreto; além disto, essa norma também apresenta requisitos fundamentais para o alcance da durabilidade do concreto, assim como a ABNT NBR 6118:2014 – Estruturas de concreto armado – Procedimento.

De acordo com o pesquisador Rafael Francisco Cardoso dos Santos, do Laboratório de Materiais de Construção Civil do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), todos os envolvidos nas etapas referentes à construção de estruturas de concreto devem ter ciência das atribuições, responsabilidades e requisitos que abrangem o processo. “Além de seguir a NBR 12.655, os profissionais devem ter conhecimento de normas que a complementam, nesse caso a NBR 6118 e a NBR 7212:2012 – Execução de concreto dosado em central – Procedimento (que está em revisão), para que sejam atendidos os critérios e os requisitos em projeto e quando da solicitação de concreto corretamente”, explica.

A importância da durabilidade tem sido discutida cada vez mais pelo setor construtivo, que busca formas de entregar obras que cumpram a vida útil projetada e ressaltada pela ABNT NBR 15.575:2013 – Desempenho de edificações habitacionais. “Todos os itens da NBR 12.655 estabelecem requisitos e critérios para garantir a qualidade do concreto, visando, por consequência, a durabilidade e a vida útil das estruturas. Os requisitos e condições específicos para durabilidade são abordados no item 5.2, o qual considera os critérios estabelecidos na NBR 6118, e os complementa quanto às condições de exposição das estruturas (agressividade ambiental), correlacionando risco de deterioração e durabilidade com classe de resistência, consumo mínimo de cimento e relação água/cimento (Tabelas 1 a 5 da NBR 12.655)”, destaca o pesquisador do IPT.

No futuro dos canteiros de obra, no entanto, essa forma de verificar a qualidade do concreto pode ser alterada, otimizando diversos fatores. “Acredito que, em breve, os métodos de avaliação do concreto no estado fresco serão realizados de forma automatizada (uso de sensores e softwares específicos) dentro do caminhão betoneira, otimizando o tempo de entrega do concreto e diminuindo variáveis que podem prejudicar a qualidade do concreto. Estas mudanças podem constar na NBR 12.655 e na NBR 7212 em futuro próximo, pois já existe tecnologia para isso”, aponta.

 

NBR 12.655 x NBR 6118: entenda as diferenças


“No que se refere à durabilidade, a NBR 12.655 utiliza dos critérios e requisitos estabelecidos na NBR 6118 quanto à classe de agressividade ambiental, complementando no caso de exposição a condições especiais (cloretos, sulfatos e outros agentes agressivos)”, ressalta Rafael Francisco Cardoso dos Santos. É importante destacar que a NBR 6118, que trata do projeto de estruturas de concreto, estabelece critérios e diretrizes para garantir durabilidade, estabilidade e vida útil das estruturas de concreto, que envolvem aspectos de envelhecimento e deterioração do concreto, armadura e da própria estrutura, além da classificação de agressividade do ambiente e das propriedades dos materiais. “Ela aborda critérios considerados em projeto que visam a durabilidade da estrutura como drenagem, formas arquitetônicas, qualidade de concreto de cobrimento de armadura, detalhamento de armadura, controle de fissuração, medidas especiais a depender do tipo de estrutura, e programação de inspeção e manutenção preventiva das estruturas”, complementa o pesquisador.

 

Entender as normas que estabelecem requisitos para a concepção e execução do concreto é fundamental para garantir uma obra de qualidade. Descubra em nosso e-book especial, Norma Comentada: a série, com 60 páginas, como funcionam algumas dessas normas: http://conteudo.mapadaobra.com.br/vn0M8Q9epY

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X