Publicado por Carla Rocha em 11/11/2021Ferramentas de corte: entenda suas funções e cuidados de uso
Um ponto de atenção é utilizar a máquina para a função na qual ela foi determinada para evitar problemas.Créditos: Shutterstock

Ferramentas de corte: entenda suas funções e cuidados de uso

Entenda os principais cuidados durante a utilização deste tipo de ferramenta

Atualmente, existem diversas tecnologias que podem auxiliar em diferentes etapas da construção, desde as etapas primárias que exigem perfurações, até a realização de acabamentos diversos, entre elas, estão as ferramentas de corte que todo bom profissional da obra, ou mais comumente chamado como pedreiro, necessita, Normalmente, os profissionais precisam do apoio das mais variadas ferramentas para realizar um serviço com qualidade e segurança, seja na construção de grandes estruturas, como um prédio ou uma casa ou, até mesmo, ferramentas de corte que podem ajudar em pequenos reparos ou reformas em apartamentos.


As ferramentas de corte, como serras mármores, são fundamentais para os profissionais da construção civil, especialmente, para aqueles que lidam com pequenas obras ou reformas, e também, atuam na parte do acabamento, como na aplicação de pisos porcelanatos ou cerâmicos. A seguir, vamos entender a finalidade e as formas de uso das principais ferramentas de corte utilizadas na construção civil, bem como os principais cuidados que devem ser tomados durante a utilização deste tipo de ferramenta que pode ser tão perigosa e, até mesmo, provocar acidentes de trabalho.


Segundo Gustavo F. Silva, azulejista especializado e apresentador do Canal do YouTube Papo de Obra, as ferramentas de corte em um canteiro de obras comum e em um industrial são bem diferentes. Se for uma obra industrial, existem maquinários maiores com poder de corte maior e mais ágil, além de profissionais capacitados para manuseá-los. “Agora, em um canteiro de obras comum, as ferramentas de corte mais utilizadas são as riscadeiras, ferramenta de corte comum que é muito utilizada para cortar apenas revestimentos”, aponta. Depois dela, vem a serra mármore, que é uma ferramenta que não era profissional, mas foi se tornando ao longo do tempo para cortes em revestimentos, blocos e tijolos. “Agora, a esmerilhadeira é bem utilizada para cortar ferro e alguns outros detalhes, e também, para fazer furos, no caso do azuleijista”, complementa.

Principais ferramentas de corte para profissionais da obra

Riscador manual: usado para cortar revestimentos e porcelanatos (bold e comum).

Serra mármore: usada para cortes pequenos, como de blocos e revestimentos, tijolos, cortes de caixinha na parede.

Serra circular: é como se fosse uma serra mármore, só que maior e é muito utilizada para cortes de madeira, seja para carpintaria (fundação e fechamento de colunas), vigamento ou telhados.

Esmerilhadeira: muito utilizada principalmente nas armações de ferragens pelo armador para cortar ferro, lixar etc. Vale destacar que existe outra ferramenta de policorte para cortar ferro em obras grandes.

Erros mais comuns no manuseio das máquinas:

  • Falta de treinamento;
  • Falta do uso de EPIs;
  • Manuseio incorreto;
  • Usar a máquina correta para seu uso.

A importância dos cuidados e uso de EPIs no manuseio de ferramentas de cortes

Um ponto que deve ser destacado é que qualquer equipamento elétrico tem um risco alto de acidentes, ainda mais se tratando de equipamentos de uso manual, então, é muito importante que o profissional utilize os equipamentos de segurança (EPIs) para o manuseio. “Pois, o Brasil é um dos lugares com maior índice de acidentes pela falta do uso desses equipamentos, então é fundamental esse cuidado”, alerta. Outro ponto é utilizar a máquina para a função da qual ela foi determinada para evitar problemas.

Por exemplo, se eu utilizar uma serra mármore para madeiramento de telhado vou ter problemas, pois ela é uma máquina pequena. Então é preciso utilizá-la adequadamente para a destinação na qual ela foi indicada, que são os cortes de madeiras mais simples. “Máquinas são perigosas e o erro mais comum é a falta de treinamento”, ressalta Gustavo. Outro cuidado é saber manusear a máquina, pois nem sempre ela é fácil de utilizar, como se imagina. A serra mármore, por exemplo, é uma máquina de corte que apesar de ter uma manopla só, o ideal é manuseá-la com as duas mãos, pois o “sopapo” dela é diretamente no corpo, então, a indicação é usar as duas mãos para caso ocorra alguma trava no disco”, orienta.

Confira equipamentos que ajudam o profissional a executar serviços com qualidade e segurança: https://www.mapadaobra.com.br/capacitacao/ferramentas-de-pedreiro-o-que-nao-pode-faltar/

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X