Mapa da Obra - E-book

Planilha de orçamento de obras para profissionais!

Baixe grátis!

Publicado por Carla Rocha em 12/04/2021Ferramentas de pedreiro: o que não pode faltar
Todo profissional precisa ter a sua disposição algumas ferramentas clássicas que o auxiliem no dia a dia da obra.Créditos: Shutterstock

Ferramentas de pedreiro: o que não pode faltar

Confira equipamentos que ajudam o profissional a executar serviços com qualidade e segurança

Ao longo da evolução da profissão, as ferramentas de pedreiro foram se tornando cada vez mais indispensáveis para a rotina deste profissional. O prumo, o nível, a colher de pedreiro e a trena, são algumas daquelas que não podem faltar na maleta do pedreiro. Essas ferramentas manuais são essenciais para iniciar um trabalho de alvenaria, por exemplo. Já com relação às ferramentas elétricas, as mais utilizadas pelos profissionais são a serra mármore e a furadeira. “São as duas mais usadas no nosso dia a dia”, ressalta Eliton Sorriso, profissional de construção e idealizador do Canal Faça a Sua Obra no Youtube.

Mesmo com o surgimento de diversas tecnologias que podem apoiar em diferentes etapas da construção, desde as etapas primárias que exigem perfurações, até a realização de acabamentos diversos, todo bom profissional da obra, ou mais comumente chamado como pedreiro, precisa de ferramentas para realizar um serviço de qualidade, seja na construção de grandes estruturas, de uma casa, ou até mesmo, em pequenas reformas e reparos em apartamentos.

Pensando neste sentido, nós do Mapa da Obra, separamos uma lista dos principais itens que não podem faltar na maleta de ferramentas do profissional da obra.

Ferramentas de pedreiro: confira o que não pode faltar

1.    Colher de pedreiro

A colher de pedreiro é uma grande aliada desse profissional na hora de aplicar argamassa ou massa de cimento e, até mesmo, no momento de quebrar e assentar os tijolos de alvenaria na construção de casas ou construções comerciais.

2.    Desempenadeira

A desempenadeira também é um equipamento fundamental e que serve para espalhar a argamassa nos revestimentos, por exemplo, ou em qualquer outra superfície que receberá o acabamento final nas paredes ou piso de uma edificação.

3.    Prumo

O prumo de centro foi desenvolvido a fim de facilitar os trabalhos: geralmente, é um peso metálico com formato de pião que facilita a visualização de uma linha vertical a partir de qualquer ponto, muito utilizado para marcações antes da execução de um serviço propriamente dita.

4. Trena

A trena é um equipamento utilizado, principalmente, para definir as medidas de um material como blocos ou tijolos, por exemplo, ou para medir o tamanho de uma superfície ou para fazer a medição de um cômodo ou o pé-direito de uma parede. Atualmente, são encontradas até mesmo em um formato digital, mas a ferramenta manual ainda é a mais utilizada pelos profissionais.

 5. Esquadro

O esquadro tem um formato de régua e é um equipamento que serve para marcação de peças. Além disso, é muito utilizado no alinhamento de paredes com o piso, facilitando esse processo considerando que possui uma angulação de 90°.

6. Espátulas

As espátulas auxiliam principalmente na raspagem de tinta, cimento e outros resíduos. O uso da espátula é essencial tanto na aplicação quanto no manuseio do gesso, massa corrida, resinas e rejuntamento, quanto na limpeza e remoção desses mesmos materiais no caso de uma reforma ou reaplicação.

7. Martelo de pedreiro ou marreta

O martelo de pedreiro e a marreta também são ferramentas que auxiliam o profissional nas suas atividades cotidianas. O martelo de pedreiro é utilizado para dar forma ou cortar pedras e tijolos, ou utilizados também para fazer entalhes e marcas, por exemplo. Já a marreta facilita a árdua tarefa de quebrar paredes e afins.

Além dos equipamentos já citados anteriormente, as ferramentas elétricas também auxiliam muito o profissional a executar os seus serviços com qualidade e segurança.  Confira: https://www.mapadaobra.com.br/gestao/ferramentas-eletricas-2021

Compartilhe esta matéria

Planilha de orçamento de obras para profissionais!

Quero baixar!

Mapa da Obra - E-book
X