Votorantim Cimentos
Publicado em 21/07/2016Chapisco, emboço e reboco garantem paredes lisas e planas
As paredes devem ser preparadas com a aplicação de três camadas de argamassa: chapisco, emboço e reboco

Chapisco, emboço e reboco garantem paredes lisas e planas

Determinantes para a qualidade final da obra, as aplicações devem obedecer à ordem correta e utilizar argamassas devidamente dosadas

Para obter paredes com superfícies lisas e planas é necessário realizar três acabamentos: chapisco, emboço e reboco. O primeiro é responsável por garantir aderência às demais camadas, o segundo faz a regularização da superfície e evita a penetração de água e agentes agressivos, enquanto o terceiro garante o aspecto final da alvenaria para receber o revestimento.

As aplicações devem obedecer à ordem correta e exigem atenção, pois são determinantes para a qualidade final da obra. Utilizar argamassas devidamente dosadas, verificar se a base está limpa e livre de impregnações, além de respeitar o tempo de cura entre o intervalo de uma camada para a outra são alguns cuidados que devem ser considerados.

Como aplicar chapisco, emboço e reboco?

O chapisco convencional é preparado com cimento e areia no traço de 1:3. Essa proporção torna a superfície mais áspera e porosa. Deve ser lançado por uma colher de pedreiro na alvenaria umedecida em camadas de 5 ou 6 mm de espessura. O tempo de cura é três dias.

Na sequência vem o emboço, constituído por cal e areia no traço de 1:4. A mistura com água precisa descansar, no mínimo, 36 horas até obter plasticidade. Após esse período, acrescenta-se o cimento (para dez partes de massa, considerar uma de cimento). Nessa etapa, é importante utilizar taliscas para nivelar a camada de argamassa, geralmente entre 2 e 4 cm de espessura.

A aplicação do reboco ocorre após a instalação das portas e janelas da obra. O preparo envolve cimento, cal hidratada e areia fina (traço de 1:2:6). É necessário umedecer a superfície que receberá uma camada muito fina da argamassa (5 ou 6 mm de espessura). Recomenda-se o uso de desempenadeira com espuma para dar o acabamento. Depois de 28 dias é possível pintar a parede.

Uma boa dica é utilizar um cimento para roboco, como o Todas as Obras, da Votorantim Cimentos. O produto de secagem rápida, muito resistente e versátil, pois pode ser utilizado em todas as etapas de acabamento da alvenaria.

Assista o passo-de-passo de aplicação do reboco.

Industrialização da argamassa pode ajudar

As soluções industrializadas também podem ser utilizadas para aplicação do chapisco, emboço e reboco em obras que buscam racionalização, redução de materiais e economia de mão de obra. O Sistema Matrix, da Votorantim Cimentos, fornece argamassas prontas para uso, como o Chapisco para Alvenaria.

Trata-se de uma argamassa de ótimo desempenho e excelente rendimento, que proporciona alta aderência com o substrato e argamassas de revestimento. É indicada tanto para áreas internas, quanto externas.

Se não oferecer chapisco as pessoas que compram reboco de parede na sua loja, você poderá perder clientes 

Botão Site

 

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X