Publicado por Votorantim Cimentos em 29/03/2022Caixa d’água: como escolher e instalar a sua
Os reservatórios domiciliares podem ser fabricados com os mais variados tipos de materiais, sendo o mais comum o polietileno. Créditos: Shutterstock

Caixa d’água: como escolher e instalar a sua

É ela que garante o abastecimento e se adapta a diversos tipos de projeto.

Nos últimos tempos, uma grave crise hídrica fez com que a procura pela caixa d’água crescesse consideravelmente nas lojas de materiais de construção. No entanto, esse material sempre foi muito necessário em qualquer obra, pois é a caixa d’água que garante o abastecimento e se adapta a diversos tipos de projeto. Os reservatórios domiciliares podem ser fabricados com os mais variados tipos de materiais, sendo o mais comum o polietileno, também conhecido como PE, que nada mais é do que um tipo de resina termoplástica parcialmente flexível e cristalina. 

Quando se trata de construções mais baixas, com altura que corresponde à de um sobrado, geralmente não existe a necessidade de reservatórios inferiores. Nesse caso, são utilizados apenas os reservatórios superiores. Já para os casos de edificações mais altas, como no caso dos edifícios, o sistema de reserva de água conta com os dois tipos: sendo que o inferior tem a função somente de armazenar, enquanto o superior possui tanto a função de armazenar quanto a de pressurizar a água conduzida aos apartamentos. 

De acordo com Gustavo F. Silva, azulejista especializado e apresentador do Canal do YouTube Papo de Obra, o primeiro passo é realizar um cálculo pela quantidade de moradores seguindo a linha de 150L diários/habitante. Por exemplo: em uma casa onde moram 5 pessoas, eu vou gastar 750L diários de água. “Como vivemos em tempos climáticos difíceis, o ideal é sempre manter uma reserva de água que comporte dois dias de água”, ressalta. Então, o interessante é calcular 300L/habitante, ou seja, será necessário, então, adquirir uma caixa d’água mínima de 1500L para comportar 2 dois dias de água. 

Caixa d’água: cuidados, instalação e manutenção 

Ainda segundo Gustavo, na hora de adquirir a caixa d’água é importante observar se o fabricante é de qualidade, pois ela precisa durar muito tempo e é bom que ela seja leve, durável e muito resistente. “Que seja utilizado um material resistente às condições climáticas bem como seja leve a fim de facilitar o transporte”, orienta. Embora pareça simples, instalar uma caixa d’água não é tão simples, pois existem critérios muito técnicos, como furar o local correto, a plenitude que vai receber a caixa, então não é aconselhável que uma pessoa que não tenha um curso básico de hidráulica e que não seja profissional da obra, pois isso pode ser até perigoso. 

Para instalar a caixa d’água é considerado o local mais apropriado lembrando que a instalação da mesma deve ser realizada em uma superfície lisa e plana para evitar possíveis trincas, o que vai gerar uma enorme dor de cabeça. “Lembrando que 1500L de água geralmente pode pesar até 1 tonelada e meia mais o peso da caixa e da estrutura, então é muito pesada”, complementa. Geralmente, a escolha feita é logo acima da laje do banheiro que tem paredes mais curtas e uma estrutura melhor para suportar a estrutura da caixa d ́ água. 

Muitas vezes se usa também uma torre para realizar a instalação da caixa d’água, mas geralmente o local mais adequado é mesmo acima do banheiro onde a superfície deve ser nivelada. Confira abaixo as principais dicas para instalar a caixa d’água corretamente: 

Dica 1: 

A instalação da caixa d’água possui dois encanamentos: a entrega e a saída de água. Então se a parte hidráulica já está toda realizada e pronta, o ponto de entrada deve estar no local onde será instalada a caixa d’água e o ponto de saída também, ou seja, é preciso ter esses dois pontos próximos à localização da caixa d’água. 

Dica 2: 

Um cuidado que precisa ter é na limpeza da caixa d’água, pois mesmo que você tenha um filtro, é importante fazer uma limpeza periódica que pode variar de três a seis meses dependendo do uso e do tipo de caixa d’água que está sendo utilizada. 

Dica 3: 

Vale lembrar também que é aconselhável que a instalação seja acompanhada de um encanador e um pedreiro tanto para fazer as ligações quanto para a execução da estrutura. Ou então, um profissional que tenha conhecimento em ambos. 

Dica 4: 

Na hora de instalar, o encanador precisa pensar em tudo isso para deixar pronto e os canos instalados nesse local. Um ponto de atenção é com relação a manutenção que é mais uma inspeção do encanamento para evitar vazamentos e possíveis problemas, uma vez que a duração desse tipo de produto é bem longa, principalmente quando ela está bem instalada. 

Outro ponto ressaltado por Silva, é sobre o encanador hidráulico, profissional responsável pela instalação e que está capacitado para realizar esse tipo de instalação. Já a parte de estrutura para receber a caixa d’água quem faz é o pedreiro, então é muito importante que tenha esses dois profissionais em conjunto ou um que seja formado nas duas coisas. 

Agora com relação a manutenção, ainda é importante frisar a importância da manutenção regular com a limpeza da caixa d’água: “isso é uma coisa que as pessoas não se preocupam muito, mas muitas vezes a água não está potável e as pessoas continuam utilizando essa água”, salienta. O indicado é realizar essa limpeza e escoamento da água entre três e seis meses no máximo a fim de garantir a salubridade. 

Está com problemas no encanamento? Confira também essa matéria: 

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X