As 4 etapas básicas e essenciais das obras residenciais
Obras residenciais bem executadas suportam todas as cargas impostas a elas, seja por ações da natureza ou pelo passar dos anos sem sofrerem grandes danos
As obras residenciais se desenvolvem por dezenas de fases até que sejam concluídas, desde o projeto de arquitetura, os serviços preliminares, como a sondagem de solo, alicerce, alvenaria, até chegar aos acabamentos finais.
Quais são as etapas para a construção?
Basicamente, podemos dizer que todas as obras residenciais passam por quatro etapas:
1- Estrutura
a) Fundação
b) Pilares
c) Vigas
d) Laje
2- Alvenaria
3- Cobertura
4- Acabamento
A seguir, vamos falar um pouco sobre cada uma delas. Se você tiver alguma dúvida, será a oportunidade de saná-la, ou então você poderá usar as informações para auxiliar seus clientes e fidelizar todos eles.
Conheça as etapas de uma obra residencial
1- Estrutura
As obras residenciais precisam de sustentação e estabilidade, e é a estrutura que garante isso, com um conjunto de elementos combinados, de maneira que todos os esforços produzidos pelo próprio peso da obra, seus ocupantes, ventos e outras sobrecargas, sejam suportados.
A estrutura da casa é formada por: fundação, pilares, vigas e lajes. Sua importância é tamanha que qualquer problema em uma dessas partes pode comprometer toda a obra. Por isso, é indispensável a utilização de materiais de qualidade e a perfeita execução da construção.
a) Fundação
É a estrutura responsável por transmitir as cargas da construção ao solo. É projetada levando em consideração a carga que irá receber e o tipo de solo em que será construída.
b) Pilares
Chamamos de pilar quando possui forma quadrada ou retangular, e de coluna quando a forma é cilíndrica. Independentemente da forma, eles transmitem as cargas das vigas e lajes para as fundações .
c) Vigas
Acima dos pilares estão as vigas, em posição horizontal. Elas são responsáveis por transferir o peso da laje e de outros elementos para os pilares, estruturando a obra como um todo.
d) Laje
É a superfície plana horizontal que constitui um pavimento ou teto da construção. Recebe diretamente as cargas, transferindo-as para as vigas e assim por diante.
2- Alvenaria
A segunda etapa da construção de obras residenciais, também muito importante, é a alvenaria, que pode ser convencional ou estrutural.
A alvenaria convencional é feita com concreto armado e tem como função primordial a vedação com a construção de paredes que vão separar os ambientes, além do fechamento de vãos entre vigas e pilares.
Já a alvenaria estrutural é a própria estrutura da obra, dispensando armações de ferro e aço. Ela utiliza medidas padrão dos elementos construtivos, que podem ser blocos de concreto, tendo como função a vedação e a estrutura.
3- Cobertura
A terceira etapa da construção de obras residenciais é a cobertura, que tem como função proteger a edificação das águas pluviais, ventos, sol e de outros agentes de deterioração, além de contribuir para o conforto termoacústico. Há diversos tipos de materiais para a construção de coberturas: pedras minerais, vidro, madeira e concreto.
O mais utilizado na construção civil é o telhado, caracterizado por uma estrutura de apoio, normalmente metálica ou de madeira, revestida com telhas, que podem ser de fibrocimento, concreto, cerâmica, alumínio, chapa galvanizada, entre outros.
Finalizando o telhamento, há o sistema de captação de água, composto por calhas, rufos e rincões, que conduzem as águas das chuvas para onde o projeto arquitetônico definir. Essas peças podem ser de chapa galvanizada, PVC, concreto, fibrocimento, entre outros.
4- Acabamento
A última fase é a de acabamento e reúne a realização de diversos serviços, entre eles: assentamento de revestimentos de pisos, paredes e forro; passagem de fiação e finalização das instalações elétricas; assentamento e colocação das louças e metais; colocação de caixilhos ou esquadrias; instalação de armários e demais serviços de marcenaria; colocação de vidros; pintura geral, interna e externa. Ou seja, é uma fase de detalhes.
Essa costuma ser a fase mais cara da obra, mas há opções para todos os bolsos. Também é preciso ter um pouco de paciência, pois costuma ser a mais demorada, já que são muitos profissionais envolvidos. Aí, com tudo pronto, é só fazer uma boa limpeza e aproveitar a nova construção.
Ah, e não se esqueça disso nas obras residenciais!
Tão importante quanto contar com profissionais qualificados é a escolha dos materiais de construção que serão utilizados, considerando que cada etapa da obra tem necessidades próprias, o que inclui um determinado traço de concreto e até um tipo de cimento específico.
Essas escolhas estão diretamente ligadas à produtividade dos profissionais e à solidez da construção, além de influenciar no tempo e dinheiro que serão investidos na obra.
Agora que você já sabe a importância da qualidade dos materiais de construção, conheça o Programa Cartão Reforma do Governo Federal e confira como ele pode impulsionar as vendas desses materiais.