Publicado por Votorantim Cimentos em 11/02/2025Como otimizar o controle de fornecedores da sua loja?
Manter um bom controle de fornecedores traz uma série de vantagens competitivas para o negócio.Créditos: Shutterstock

Como otimizar o controle de fornecedores da sua loja?

Conheça as principais etapas para realizar um controle de fornecedores estratégico.

Realizar o controle de fornecedores é um cuidado que deveria fazer parte de todo negócio para garantir uma gestão de qualidade adequada e manter a organização financeira em dia.

Afinal, uma boa parceria com fornecedores permite melhorar prazos, aumentar a confiança nos serviços oferecidos e poupar gastos com refações e recompras, além de influenciar nas chances de conquistar um público fiel.

Saiba mais sobre a importância do controle de fornecedores, seus benefícios e as principais etapas para otimizar esse processo.

Importância de gerenciar fornecedores

Um dos principais objetivos de muitos negócios é aprimorar sua eficiência operacional. O controle de fornecedores pode ser um aliado nesse processo, já que possibilita melhorar a qualidade, a pontualidade e a assertividade dos serviços oferecidos.

Gerenciar os fornecedores também impacta a economia. Com parcerias estratégicas, é possível fechar contratos financeiramente vantajosos, conseguir descontos e elevar o retorno sobre os investimentos.

Etapas para realizar o controle de fornecedores

Gerenciar fornecedores requer atenção a diversos pontos, do mapeamento inicial à negociação do dia a dia.

Confira algumas etapas para otimizar a relação com as empresas que provêm insumos para o seu negócio.

Mapeamento de fornecedores

O primeiro passo para acertar na parceria é conhecer suas alternativas. Mapear as principais empresas fornecedoras do seu segmento te ajudará a levantar as melhores opções.

A partir desse mapeamento, é possível refinar a busca com filtros específicos para os objetivos do seu negócio, como:

  • tipos de produtos;
  • reputação da marca;
  • custo-benefício.

Critérios de avaliação

Após o mapeamento, a escolha final dos fornecedores vai depender do que o seu negócio busca em outras empresas.

Para isso, é preciso definir critérios de avaliação bem claros para garantir a seleção ideal. Alguns deles podem ser o controle de qualidade dos produtos, os preços e promoções e o prazo de entrega.

Assim, é possível comparar as empresas já pré-selecionadas e identificar as mais viáveis.

Negociação e relacionamento

É essencial saber negociar para conseguir fechar parcerias e manter um bom controle de fornecedores no dia a dia.

Todo tipo de negociação requer uma comunicação clara e regular. Por isso, é preciso trabalhar essas habilidades nos profissionais responsáveis pela aquisição de insumos e pelo relacionamento com os fornecedores. 

Acordos vantajosos firmados com uma negociação assertiva podem trazer maior economia e outras parcerias para seu empreendimento.

Uso de tecnologia 

Hoje, a gestão de fornecedores não precisa ser mais feita manualmente. Novas tendências e tecnologias já fazem parte desse processo, como o uso de Inteligência Artificial (IA) e automação para prever demandas e automatizar compras. 

Para otimizar o controle de fornecedores, também é possível implementar técnicas como a de blockchain, uma tecnologia que funciona como um banco de dados descentralizado, onde as informações são registradas em blocos e ligadas de forma cronológica, sem possibilidade de serem alteradas. Isso significa que cada transação ou troca de dados entre os participantes da cadeia de fornecimento é registrada com total transparência e segurança, evitando alterações ou fraudes. 

O blockchain possibilita o monitoramento completo de cada etapa do fornecimento, desde a origem dos materiais até a entrega final, garantindo rastreabilidade e conformidade com padrões de qualidade. 

Além disso, integrar plataformas de gestão com ferramentas de análise de mercado pode trazer muitos benefícios. 

Algumas dessas ferramentas inovadoras são:

  • Softwares ERP: sistemas que centralizam e integram diversos processos empresariais, como finanças, compras, estoque e logística. Eles aumentam a eficiência ao facilitar o controle de dados e operações em tempo real.
  • Sistemas de controle de inventário: plataformas específicas para rastrear, monitorar e gerenciar estoques, garantindo que as reposições sejam feitas no momento certo e evitando desperdícios.
  • Recursos de monitoramento de prazos e entregas: ferramentas que permitem acompanhar o status de pedidos e garantir que os prazos de entrega sejam cumpridos, otimizando o fluxo de trabalho e reduzindo atrasos.


Benefícios do controle de fornecedores

Um controle de fornecedores otimizado e bem feito é capaz de fornecer uma série de vantagens competitivas. 

Ao melhorar a gestão e o relacionamento com empresas parceiras, seu negócio pode: 

  • aumentar a lucratividade;
  • melhorar o planejamento de estoque;
  • reduzir desperdícios;
  • prevenir problemas legais;
  • aumentar a conformidade e a regularização dos serviços.

Em geral, o controle de fornecedores pode ser otimizado adotando-se estratégias adequadas para o segmento de cada negócio. Para uma gestão ainda mais assertiva, é possível investir em tecnologias e tendências que automatizam e agilizam os processos, garantindo mais vantagens, precisão e confiança.

Se você gostou desse conteúdo, também pode se interessar por:

Compartilhe esta matéria
26775

Mais lidas

Veja também

X