
Execução de paredes: entendendo termos técnicos
Conhecer termos falados pelos pedreiros ajuda a entender a execução de paredes
Ao construir ou reformar, é comum se deparar com termos técnicos utilizados por pedreiros e arquitetos – o que pode gerar alguma confusão no acompanhamento da obra. Palavras como “chapisco”, “emboço” ou “reboco” podem não dizer muita coisa a quem observa, de fora, as diversas etapas de execução das paredes.
Não importa se a parede é de tijolo, cerâmico vazado, bloco de concreto ou tijiolinho comum: ela receberá três camadas de tratamento que formarão um conjunto conhecido, entre os profissionais da construção, por “revestimentos verticais”. Cada uma dessas camadas tem um “traço” próprio – nome que se dá à proporção de areia, cimento e cal da mistura. Funciona como em uma receita de bolo.
Chapisco
Depois de levantada as paredes, o pedreiro aplica uma mistura para chapisco. Com 5 mm de espessura, ela garantirá que as camadas seguintes do acabamento não se descolem. A aplicação é feita com uma colher de pedreiro, arremessando a argamassa com golpes rápidos e precisos, de forma a cobrir toda a superfície. O resultado final é áspero, para suportar os próximos passos do trabalho. A mistura é composta de três latas de areia (média ou grossa) para cada lata de cimento.
Emboço
Aplicado sobre o chapisco, faz mistura mais pastosa e lisa. Com espessura variável entre 1 cm e 2,5 cm, seu preparo é feito com duas partes de cal e oito partes de areia (média), para cada parte de cimento.
Reboco
Esta última camada antecede a pintura e é mais fina que as anteriores. O reboco deve ser executado com muita atenção nos cantos, quinas e vigas, para que haja qualidade no acabamento. Também conhecido como ‘massa fina’, sua mistura leva, para cada lata de cimento, duas de cal e nove de areia fina peneirada.
Quem quer maior facilidade, porém, opta pelas argamassas industrializadas, prontas para uso, e que dispensam as medições para produzir o traço certo de cada mistura. Os produtos Votomassa, da Votorantim Cimentos, exigem apenas o acréscimo de água às misturas.
Saiba como fiscalizar o trabalho do engenheiro para não ter problemas de rachaduras em paredes