Votorantim Cimentos
Mapa da Obra - E-book

NOVO E-BOOK

5 dicas para criar uma boa relação com todos os seus fornecedores

Publicado em 29/01/2018Massa para chapisco: conheça os benefícios de sua aplicação
A falta do chapisco pode provocar futuras infiltrações nas paredesCréditos: Shutterstock

Massa para chapisco: conheça os benefícios de sua aplicação

Um chapisco de qualidade faz a diferença no resultado final e garante uma parede em perfeito estado para receber o reboco

Para obter paredes com superfícies lisas e planas é necessário realizar três acabamentos: chapisco, emboço e reboco. A primeira etapa requer massa para chapisco, que é aplicada diretamente na parede ou muro antes do reboco. Ela precisa ser bem feita pelo principal motivo: melhorar a aderência entre os tijolos cerâmicos e os blocos de concreto com a argamassa de reboco.

Deixar a parede só com chapisco não é indicado para ambientes internos de casas, pois poderá haver infiltração e ficar com aspecto estranho. Não é indicado também rebocar a parede sem chapiscar, afinal, o chapisco ajuda a segurar o reboco. O indicado é fazer as três etapas de forma correta para obter um resultado satisfatório.

 

Chapisco convencional x Chapisco industrializado

Tanto o chapisco convencional quanto o industrializado são indicados como ponte de aderência entre bases de baixa absorção (peças estruturais de concreto) e argamassa de revestimento, tanto em áreas internas quanto externas, proporcionando alta qualidade de serviço para obras de qualquer porte.

Com a massa para chapisco, é necessário seguir alguns preparos que antecedem o trabalho, como:

  •      Limpar a estrutura e a alvenaria
  •      Eliminar as irregularidades superficiais
  •      Remover as incrustações metálicas
  •      Preencher os buracos
  •      Pré-umedecer a parede
  •      Começar o chapiscamento

 

Aplicação da massa para chapisco

A aplicação deve ser realizada por meio de lançamento em chapadas utilizando uma colher de pedreiro, devendo preencher totalmente a superfície da base de maneira uniforme e com textura rugosa. A espessura não deve ser inferior a 2,0 mm e superior a 3,0 mm. É necessária a aspersão de água sobre o chapisco (cura) após duas horas da execução do serviço, em período constante até 48 horas após sua aplicação.

 

Chapisco industrializado projetado

As soluções industrializadas projetadas também podem ser utilizadas para aplicação do chapisco em obras que buscam racionalização, redução de materiais e economia de mão de obra.

A Votorantim Cimentos tem em seu portfólio de produtos a Votomassa Chapisco Concreto, para quem busca chapisco convencional. Para quem procura por chapisco industrializado, o Sistema Matrix oferece o Chapisco para Alvenaria e Chapisco para Alvenaria projetado.

 

Já imaginou trocar o piso cerâmico de forma prática, sem quebradeira ou caçambas e com pouca sujeira? A sobreposição com a Votomassa Piso sobre Piso e Porcelenatos pode ser o caminho mais adequado, seguro e rápido!Botão Site

 

Compartilhe esta matéria

5 dicas para criar uma boa relação com todos os seus fornecedores

Baixe o e-book gratuito e descubra os segredos para uma parceria de sucesso!

Mapa da Obra - E-book
X