Votorantim Cimentos
Mapa da Obra - E-book

Descubra como abrir sua loja de material de construção

Confira dicas fundamentais para dar os primeiros passos e abrir sua loja de materiais de construção

Publicado em 26/07/2018Qual o piso ideal para seu cliente
Para obter o melhor desempenho do piso cerâmico é importante utilizar uma argamassa de revestimento de qualidadeCréditos: Shutterstock

Qual o piso ideal para seu cliente

Saiba mais sobre dois dos pisos mais comuns e suas especificidades

A escolha de um piso, muitas vezes, faz com que o cliente passe horas dentro da loja de materiais de construção. A análise minuciosa precisa compreender não só os aspectos visuais do revestimento, mas também as suas principais características para entender qual é o piso ideal para o local a ser colocado. Existem diversos pisos que podem ser aplicados, como: cerâmico, de madeira, porcelanato, granito, mármore, vinílico, entre outros.

No momento de escolher seu piso, é importante conferir também a sua resistência e sua metodologia de aplicação. Além disso, verificar as necessidades e formas de impermeabilização facilita o processo posteriormente e reduz os riscos de um possível problema derivado de um erro em algum desses procedimentos.

Qual é o piso ideal?

Piso de madeira

A melhor utilização para o piso de madeira vai depender da natureza biológica da mesma. De acordo com Ana Maria Fasanella, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie, existem madeiras apropriadas para tomar chuva, que podem ser utilizadas para a área externa, mas também existem madeiras que se forem aplicadas na área externa acabam apodrecendo.

“De uma maneira geral, a madeira é uma base, um coringa para se usar como suporte. Você coloca elementos que chamam mais a atenção e ela vira protagonista na sua aplicação, então, ela é muito versátil”, explica a professora.

A forma de impermeabilizar também deve variar conforme o lugar. Normalmente, placas e pedaços de madeira são possíveis de colar ou parafusar. Essa impermeabilização, no entanto, deve ser realizada para manter o piso seco e não é tão complexa quanto a impermeabilização de concreto. O piso também precisa estar liso, desempenado e se estiver na área externa, ser impermeabilizado em sua base antes da fixação.

Piso cerâmico

De acordo com a docente de arquitetura do Mackenzie, a indústria cerâmica atual dispõe de uma alta tecnologia em que é possível fazer variadas peças com diversos formatos. “Hoje se faz peças de todos os formatos, de todas as texturas, com todas as espessuras e dimensões. Você tem uma gama muito ampla”, ressalta.

As peças cerâmicas podem ser polidas, lisas, texturizadas ou até mesmo em 3D – tendência que fornece volumetria para a própria placa. A matéria prima vai conferir resistência ao desgaste e os pisos cerâmicos podem ser usados em locais internos ou externos. Deve-se atentar e não colocar nenhuma cerâmica lisa em locais que estejam expostos à chuvas, por exemplo, tendo em vista que isso tornaria o piso escorregadio e propicia acidentes.

Cuidados

  •         Contrate uma equipe especializada para realizar a aplicação de qualquer tipo de piso. Esse cuidado evita o desplacamento e problemas derivados de uma má execução;
  •         Realize as manutenções quando necessárias, de acordo com o material que comprar. Por exemplo, comumente, pisos de madeira exigem a aplicação de verniz em sua base. Não deixe de fazer a aplicação para garantir sua durabilidade;
  •         Verifique todas as características do piso, inclusive, sua resistência antes de decidir por sua aplicação

Agora, saiba mais sobre desplacamento de pisos cerâmicos externos: http://www.mapadaobra.com.br/capacitacao/consultoria-da-votorantim-cimentos-orienta-aplicacao-de-pisos-ceramicos-externos/

 

 

Compartilhe esta matéria

Dicas para abrir sua loja de materiais de construção

Baixe o e-book gratuito e aprenda como planejar a abertura de uma loja de materiais de construção civil e se diferenciar no mercado!

Mapa da Obra - E-book
X