Publicado em 12/04/2018Gestão de mercadorias: saiba como aplicá-la em sua loja de material de construção
Gestão de mercadorias aliada a um bom planejamento traz melhorias nos processos de lojas de materiais de construçãoCréditos: Leonardo Rodrigues/Votorantim Cimentos

Gestão de mercadorias: saiba como aplicá-la em sua loja de material de construção

Controlar custos e estoques auxilia no aumento da lucratividade e na saúde financeira da companhia

Com uma alta concorrência, é importante que todo lojista esteja preparado para se destacar no mercado e apresentar as melhores condições para seus clientes, além de manter suas contas em dia. Esse desafio deve ser enfrentado aliando um bom planejamento a uma boa gestão de mercadorias.

Segundo dados da Associação Nacional dos Lojistas de Materiais de Construção (Anamaco), extraídos da Pesquisa Tracking mensal realizada pela entidade com 530 lojistas entre os dias 23 e 27 de fevereiro de 2018, o varejo de material de construção teve desempenho estável no mês em comparação com fevereiro de 2017.

Já com relação a janeiro, o setor registrou queda de 9%. A expectativa da associação para o semestre, no entanto, é de que o varejo de material de construção cresça 5%.

Gestão de Mercadorias

De acordo com Mauro Flório, diretor de Comunicação da Associação Nacional dos Lojistas de Materiais de Construção (Anamaco), a gestão de mercadorias é um complexo de atividades que compreende:

  • Pesquisa de novidades de mercado sobre novos produtos disponíveis
  • Avaliação desses produtos, a fim de verificar se eles podem ser transformados em mercadorias para o consumo, ou seja, seus preços de mercado, sua viabilidade de margem de contribuição para a empresa de varejo e a aceitação dos consumidores
  • Acompanhamento das vendas, manutenção ou retirada de mercadorias de linha
  • Sistema de reposição de mercadorias de acordo com as suas vendas
  • Análise do comportamento das vendas e a influência nas vendas de produtos correlatos

A gestão de mercadorias deve trazer pontos positivos para a gestão da loja como um todo. “Vendas crescentes com lucratividade, redução de perdas nos processos, aumento de competitividade e geração de lucros aos proprietários ou acionistas, reconhecimento da coletividade como empresa séria e continuidade do negócio são alguns desses benefícios”, expõe o diretor de Comunicação da Anamaco.

Além de fazer essa gestão de forma assertiva e rotineira, a relação com os fornecedores também deve ser considerada significativa para prospectar resultados positivos para a companhia. “O fornecedor é a matéria prima do varejo. Cuidar dessa matéria prima é crucial para se conquistar desenvolvimento e crescimento do negócio. Ter bons fornecedores é condição necessária, mas não suficiente de sucesso”, ressalta Flório.

Gerenciamento de Custos

Para manter seus custos alinhados e não sofrer perdas é necessário realizar um planejamento anual, com valores previstos mês a mês que contemplem os gastos de salários com pessoal e encargos, custos fixos para operação da loja – custos que acontecem mesmo sem existir vendas (Ex. IPTU, energia, aluguel, entre outros).

É preciso também administrar e controlar os itens abaixo:

  • Previsão das vendas e custos com comissões;
  • Previsão de gastos com pessoal quando do desligamento, recrutamento, seleção e treinamento, entre outros;
  • Previsão de custos de reformas e manutenção predial;
  • Previsão de atualização de sistemas de informática;
  • Previsão de valores para a aquisição de estoques e o custo de estocagem;
  • Previsão dos valores de transporte de entrega, entre outros.

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