Votorantim Cimentos
Publicado em 12/04/2017Cuidados para execução de concreto aparente
O concreto aparente dispensa acabamentos, mas pode ser lixado ou pintado com verniz em casos de agressividade extrema do ambienteCréditos: alexandre zveiger / shutterstock.com

Cuidados para execução de concreto aparente

Deve-se tomar cuidado com o traço da massa, pois quantidades elevadas podem comprometer a resistência à compressão

O concreto aparente é usado em edifícios comerciais, residenciais, pontes, viadutos, entre outros. Também pode ser usado em áreas internas. A solução dispensa outros modos de finalização, pois o concreto é o próprio acabamento. Dependendo do local onde será aplicado, pode ter especificações diferentes. Por exemplo, em regiões muito quentes, quando se trata de um concreto de resistência elevada e alto consumo de cimento, opta-se por realizar concreto com gelo para reduzir o risco de fissura por retração térmica.

Antes de implementa-lo é necessário tomar algumas medidas, como escolher o traço ideal para cada aplicação. “Depende do tipo de acabamento que se deseja. Normalmente, concretos mais fluidos ou autoadensáveis são os que proporcionam melhor acabamento quando se deseja uma peça lisa”, explica Luana Scheifer, gerente técnica da Engemix. É possível, também, escolher por concretos coloridos ou que permitam realizar algum tipo de textura após a concretagem.

Preparação

Antes de mais nada, é importante se atentar aos tipos de fôrmas: as melhores opções são as que proporcionam maior estanqueidade ao lançamento da solução porque evitam a fuga da argamassa. Também é indicado trabalhar com fôrmas que não absorvam a água do concreto.

As medidas da relação de água-cimento merecem atenção especial, pois quantidades elevadas podem comprometer a resistência à compressão do concreto. A qualidade do acabamento permanece a mesma, mas a solução pode sofrer algumas alterações. “Com relações elevadas, a superfície tende a ficar mais porosa. Quando se deseja um acabamento vítreo, é ideal trabalhar com concreto de baixa porosidade”, pontua Scheifer.

Aplicação

A aplicação da solução na fôrma varia de acordo com o tipo, esbeltez e altura da peça. No caso de peças muito altas, a concretagem deve ser feita de uma só vez – é aconselhável deixar o mangote da bomba ‘afogado’ no concreto, a fim de melhorar a saída das bolhas de ar, principalmente com concreto autoadensável. “No caso de concreto convencional, deve-se utilizar vibração por imersão, suficiente para o bom acabamento da peça. Também é aconselhável utilizar vibração externa à fôrma, que auxilia no bom acabamento”, explica Luana.

As melhores opções de desmoldantes são os de fácil aplicação e espalhamento na fôrma – os menos viscosos costumam ser os mais adequados. Antes de aplicar o desmoldante, é importante estudar a interação dele junto ao concreto para evitar problemas na superfície.

Aditivos

Por ser comum o uso de concreto autoadensável para execução do concreto aparente, os aditivos superplastificantes são utilizados para garantir a redução na demanda de água e abertura do slump flow para aplicação. Quando se usa o concreto convencional, os aditivos aplicados são os polifuncionais.

Fissuras

A fim de reduzir o número de fissuras, é recomendado estudar um traço com a menor demanda de água de amassamento possível. Entretanto, o mais importante quando se trata de concreto aparente é a execução de uma cura bem-feita para reduzir o tamanho e o número das fissuras.

Como medir a retração do concreto?

Neste caso, dificilmente se mede a retração, pois não existe uma estimativa definida. Entretanto, o valor deve ser o mínimo possível.

Normas

A execução do concreto aparente, assim como todo concreto estrutural, deve seguir as normas vigentes como as de projeto e especificação (ABNT NBR 6118), recebimento e controle (ABNT NBR 12655), concreto dosado em central (ABNT NBR 7212) e execução de estruturas de concreto (ABNT NBR 14931).

Acabamento

O acabamento do concreto pode ser feito de diversas maneiras, incluindo a aplicação de hidrofugante e aditivos capazes de inibir a eflorescência para melhorar o resultado final da aplicação. “Existem alguns casos em que o concreto é lixado ou, ainda, pode ser pintado com verniz em casos de agressividade extrema do ambiente”, finaliza Scheifer.

Leia também: Conheça soluções que dispensam pintura e revestimento

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também