Publicado por em 26/11/2013Boa alimentação

Boa alimentação

Aprenda a usar alimentos ricos em gorduras para repor energias perdidas no trabalho pesado

Apesar de serem tratadas várias vezes como vilãs da alimentação, gorduras fazem parte de uma dieta equilibrada.  
As chamadas “gorduras boas” são importantes porque fornecem energia e, ao contrário do que muitos pensam, colaboram com a saúde do coração – desde que ingeridas com cuidado, nos horários e nas quantidades certas. 
Segundo a nutricionista Talita Facioli, o importante é ficar atento à quantidade e aos tipos de gordura consumidos:
“Gorduras insaturadas, ou “boas”, são encontradas em peixes oleosos (salmão, arenque, cavala), óleos vegetais, azeite, castanhas (nozes, castanha do Pará) e abacate”, ensina. 
Já as gorduras saturadas e as trans não fazem bem à saúde do coração, e devem ser evitadas, porque aumentam a taxa de colesterol no sangue e causam aumento de peso. “Estão nas manteigas, carne vermelha gordurosa, queijos gordurosos (amarelos, principalmente), leite integral, biscoitos recheados, frituras e doces”, enumera a nutricionista.  
Para ter energia disponível no corpo, é recomendado consumir gorduras “boas” em todas as refeições, e dependendo do alimento, em quantidades reduzidas. 
“Apenas uma colher de chá de azeite ou óleos vegetais (soja, canola, milho, girassol ou amendoim) por refeição é o ideal”, ensina Facioli. Também é indicado consumir de duas a três castanhas por dia. 
“Procure trocar carnes vermelhas pelas brancas (peixe e frango), sempre retirando a gordura aparente antes de consumir.” Outras recomendações são substituir a manteiga por margarina light, preferir leite, iogurtes e queijos com baixo teor de gordura (“zero”, desnatados ou semidesnatados), e verificar sempre o conteúdo de gorduras nos rótulos dos alimentos industrializados. “Escolha aqueles que têm os menores teores de gordura saturada e gordura trans."

Compartilhe esta matéria
1557

Mais lidas

Veja também

X