Publicado por Carla Rocha em 18/07/2021Como aumentar o tíquete médio das vendas nas lojas de materiais
Analisar o comportamento dos consumidores é fator primordial para entregar estratégias mais interessantes para a loja.Créditos: Shutterstock

Como aumentar o tíquete médio das vendas nas lojas de materiais

Indicador apresenta o consumo médio que cada cliente tem em seu estabelecimento

Indicador apresenta o tíquete médio que cada cliente tem em seu estabelecimento

 Você confere:

  • O que é o tíquete médio;
  • Dicas para melhorar o tíquete médio da loja;
  • Pontos primordiais da análise de mercado;
  • Como reduzir perda de materiais em estoque.

No processo de formação de preços de uma loja de materiais de construção é necessário considerar alguns fatores, como o perfil da sua demanda antes de definir ou modificar o valor dos produtos. Por exemplo, produtos que possuem uma alta credibilidade no mercado, dificilmente o consumidor deixaria de comprar por conta de uma pequena alta em seu preço.

De acordo com Felipe Chiconato, consultor especializado em finanças, o ticket médio trata-se de um indicador que apresenta o consumo médio que cada cliente tem em seu estabelecimento, ou seja, quanto cada pessoa que entra na sua loja consome em média. “O cálculo do ticket médio é feito pelo faturamento (total de vendas) do período, dividido pelo número de clientes (comandas) do mesmo período”, explica.

Ainda de acordo com Chiconato, além deste indicador mostrar o comportamento do cliente, é possível também verificar se sua estratégia comercial tem surtido efeito, se é preciso mudar a forma de apresentar e vender seu produto, e principalmente, quantos clientes teriam que passar pela sua loja para ter o resultado projetado.

Tíquete médio: como melhorar os resultados da sua loja de materiais de construção

  • Tente sempre compor a venda com produtos adicionais.
  • Entenda a real necessidade do cliente.
  • Busque  fazer uma venda consultiva e não retirar pedido apenas.
  • Se relacione com o cliente.
  • Ofereça maior prazo para o cliente a fim de aumentar o ticket médio, lembrando que isso vai repercutir na sua necessidade de capital de giro.
  • Faça eventuais promoções e combos, do tipo, compre 3 pague 2 (porém, lembre-se que elas podem impactar a sua margem).

Toda loja tem a sua política de vendas que envolve: preço inicial, preço final, prazos mínimos e máximos de pagamentos, e o sistema de pagamento, que conta com venda a vista, cartão de débito, crédito e, em alguns casos, faturamento por boleto. A definição de preços e prazos em uma loja de material de construção não é tarefa fácil, por isso, o lojista ou gestor de loja precisa estar preparado para alinhar a sua precificação com as variações de mercado, além de atentar-se para as práticas da concorrência.

Análise de mercado: a importância da estratégia

Os desafios para o varejo de materiais de construção ainda são grandes. Lembrando que a concorrência no setor é forte, então, para se manter competitivo é fundamental ter os melhores produtos em estoque e também saber como apresentá-los ao seu público. Manter a loja de materiais sempre organizada e aproveitar de outras soluções, como o visual merchandising, que é uma maneira eficiente de atrair mais clientes e impulsionar as vendas, pode ser uma alternativa interessante.

Para conquistar bons tíquetes médios na loja de materiais de construção é necessário, antes de tudo, verificar todos os aspectos que envolvem aquele ramo de atuação e a análise de mercado ajuda o lojista a se organizar e fazer vendas mais assertivas dentro do seu nicho de negócios. O básico em uma análise de mercado é identificar, considerando aquele perfil de clientes, quem é o seu concorrente, porque isso, de acordo com as fontes consultadas, varia muito de loja para loja. Logo, o lojista tem que ir atrás de investidores daqueles segmentos e também realizar pesquisas tanto na própria loja com aplicação de questionários quanto on-line, pela internet e pelas redes sociais.


Reduzir a perda de materiais na loja também é ponto importante para melhorar os resultados financeiros. Descubra mais:
Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X