Publicado por Carla Rocha em 21/07/2021Tintas imobiliárias: como escolher a ideal para cada ambiente
As tintas imobiliárias são essenciais, pois são utilizadas tanto como proteção quanto como acabamento e decoração de superfícies. Créditos: Shutterstock

Tintas imobiliárias: como escolher a ideal para cada ambiente

As cores possuem uma capacidade de despertar o subconsciente das pessoas

Você confere:

  • Tipos de tintas;
  • Efeito das cores;
  • Como escolher a cor ideal;
  • Serviços de pintura.

Com o agravamento da pandemia e com a necessidade maior de isolamento, as pessoas passaram mais tempo em casa com suas famílias e, com isso, houve um aumento considerável no número de pessoas que por conta própria estão decidindo pintar seus próprios apartamentos e ousando cada vez mais nas cores e texturas. Por isso, algumas das principais marcas de tintas imobiliárias têm ressaltado nos rótulos dos produtos, os materiais aos qual aquele tipo de tinta se destina e como deverá ser aplicada para obter o efeito desejado.

Além das preferências pessoais de cada consumidor, as cores podem estimular o surgimento de sensações e sentimentos, existem até estudos sobre tais efeitos. A cromoterapia, por exemplo, é utilizada para tratar alguns males através da escolha correta das cores. E de fato, as cores possuem uma capacidade de despertar o subconsciente das pessoas. Esse poder também é utilizado na decoração e as cores fazem toda a diferença na hora de promover o clima ideal para cada ambiente.

Como regra geral, todos os ambientes podem ter qualquer cor, a única ressalva se dá nos quartos onde cores muito chamativas podem impedir que o morador consiga relaxar e descansar devido ao alto estímulo visual promovido pelo uso de algumas cores. Para auxiliar na escolha, atualmente já existem diversos aplicativos de celular que apenas com algumas informações que são inseridas pelo usuário, possibilitam encontrar a melhor opção de cor paradeterminado espaço bem como a tinta correta para acertar na pintura de parede.

Tipos de tintas

As tintas imobiliárias são essenciais na etapa de revestimentos de uma edificação, pois são utilizadas tanto como proteção quanto como acabamento e decoração de superfícies. Existem alguns tipos de tintas especiais para cada tipo de superfície e material, seja metal, concreto, alvenaria ou madeira. Confira abaixo as tintas mais comuns:

Látex: são utilizadas para proteger o teto, piso e paredes, e possuem uma gama muito grande de variações, como acrílica, PVA, econômica com diversas opções de acabamento, como semibrilho, acetinado ou fosco;

Esmalte: os esmaltes ou tintas a óleo são indicados principalmente para superfícies metálicas e de madeira, e são muito utilizados em áreas externas como portões, bancos, janelas e grades;

Verniz: verniz com esmalte sintético é utilizado para proteger superfícies que possuem como base a madeira, tais como portas e janelas.

Dica para a escolha da cor ideal

De acordo com a Profa. Keli Garcia Alexandruk, mestre em Arquitetura e Urbanismo, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNINOVE, as cores claras e neutras, como os cinzas, os beges e o marrons, são as mais indicadas quando se pretende promover uma sensação maior de amplitude e aconchego. “Porém, não tenha medo de apostar no uso de cores mais intensas, trazendo interesse visual ao ambiente”, orienta. 

Ainda segundo a docente, é importante lembrar que, todos os elementos que compõem um ambiente possuem cor, portanto, o ideal é visualizar o conjunto todo, percebendo como as cores do piso, paredes e teto se harmonizam com as cores de móveis, cortinas, tapetes e objetos decorativos. “É importante destacar que, a percepção das cores muda conforme a incidência de luz, seja natural ou artificial, direta ou indireta”, ressalta. Para não errar, siga a dica da arquiteta e utilize a regra do 60%, 30% e 10%:

60% Base – A primeira cor a ser vista, tons neutros, normalmente, aplicados nas paredes.

30% Realce – Cor que aporta interesse à composição, geralmente aplicada em móveis, tapetes e cortinas.

10% Criatividade – O toque final, geralmente, usado em objetos decorativos, como vasos, quadros ou almofadas.

Por fim, e não menos importante, lembre-se que os espaços e ambientes são projetados para pessoas, que os percebem e utilizam de maneira única e pessoal. “Portanto, não podemos esquecer de considerar os 5 sentidos e a ergonomia como elementos fundamentais na hora de compor um espaço agradável, eficiente e funcional”, complementa. É importante lembrar também que para se obter o resultado perfeito, o ideal é contratar um profissional qualificado para a execução correta e eficiente do serviço de pintura, evitando assim possíveis dores de cabeça com a manutenção corretiva destes espaços.

Confira também dicas de decoração para banheiro pequeno:

https://www.mapadaobra.com.br/banheiro-pequeno/

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X