Publicado em 01/02/2013Pré-fabricados de concreto crescem 15%

Pré-fabricados de concreto crescem 15%

Benefícios de sua utilização incluem maior velocidade de construção e controle de qualidade

Utilizado há mais de cinco décadas no Brasil, os pré-fabricados de concreto tiveram aumento de 15% em sua produção em 2011, taxa que deve ser mantida em 2012, segundo dados da ABCIC – Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto. Apesar disso, o segmento ainda enfrenta desafios, como a questão tributária dos sistemas construtivos industrializados, maior do que a dos sistemas convencionais, e a qualificação da mão de obra intelectual, pois as escolas de engenharia e arquitetura tradicionalmente abordam mais os sistemas convencionais, apesar de isso já estar mudando, explica Íria Lícia Oliva Doniak, presidente executiva da ABCIC.

Benefícios dos pré-fabricados de concreto

Além dos benefícios produtivos dos pré-fabricados de concreto – maior velocidade de construção e controle de qualidade, uso racional de recursos materiais e humanos -, o sistema possui características que favorecem as construções sustentáveis. Segundo Iria, no Brasil, as indústrias de aço e cimento, materiais utilizados pela pré-fabricação, mantêm produções sustentáveis, especialmente em relação à emissão de CO2. E a indústria de cimento do Brasil é referência mundial em termos de ecoeficiência.

Uma estrutura de concreto produzida industrialmente tem um controle de qualidade mais rígido, que somado à introdução de novas tecnologias e ao monitoramento acirrado, permite que se utilize concretos de elevada resistência. Além disso, a geração de resíduos na indústria do pré-fabricado é significativamente menor do que na construção convencional, explica Íria.

Conheça o case da Ponte Laguna, que contou com mais de vinte tipos de concreto da Engemix. Material foi utilizado nas estacas escavadas, nas aduelas de pré-moldados, nos mastros, no tabuleiro e nos muros de proteção.Botão Site

 

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X