Publicado em 23/12/2014Limpar a caixa d’água

Limpar a caixa d’água

Qualidade da água depende da manutenção da caixa, a cada seis meses; veja como fazer

Para garantir a qualidade da água que é consumida dentro de casa, é recomendado limpar a caixa de armazenamento a cada seis meses – e isso vale para caixas d’água de qualquer tipo: fibrocimento, concreto ou fibra de vidro. O procedimento de limpeza também é o mesmo para qualquer tipo de caixa.

Aproveite a oportunidade para verificar se o reservatório está bem vedado contra vazamentos ou entrada de sujeiras e insetos.
A falta de higiene pode levar à ocorrência de doenças, como cisticercose, ascaridíase, esquistossomose (barriga d’água), entre outras verminoses e infecções intestinais graves.

Confira 11 passos para limpar a caixa d’água

Passo 1
Os materiais necessários para fazer a limpeza da caixa d’água são: balde, dois panos limpos, uma esponja ou escova (não pode ser de aço), uma pá de plástico e água sanitária. Nunca utilize sabão, detergente ou qualquer outro produto de limpeza.

Passo 2
Limpar exige planejamento, pois, além de levar algumas horas, deixa a residência sem água durante o procedimento (é preciso interromper o abastecimento). Um dia antes da lavagem, pela manhã, feche o registro de entrada ou amarre a boia. Durante esse dia a água armazenada será consumida, permanecendo no recipiente apenas uma pequena quantidade, necessária para a limpeza (altura de um palmo de água no fundo da caixa). Se sobrar mais, guarde o excesso de água em baldes, para evitar desperdício.

Passo 3

Com a água na altura desejada, tampe a saída para que a água da limpeza (suja) não desça pelos canos. Para tanto, insira um pano no orifício do tubo.

Passo 4

Esfregue as paredes e o fundo da caixa, usando o resto da água armazenada. Se for de fibra de vidro, ou se tiver superfícies lisas, utilize uma esponja ou pano. Se for de fibrocimento, use escova de fibra vegetal ou de fio plástico macio. Se a caixa for de concreto, esfregue com uma vassoura. Não use sabão nem detergente.

Passo 5

Retire a água suja com balde e panos. Se for necessário, utilize uma pá de plástico. Seque o fundo com panos limpos, até sair toda a sujeira.

Passo 6

Deixe a água entrar na caixa novamente, até atingir cerca da metade da sua altura. Depois, adicione água sanitária, na proporção de um litro para cada mil litros de água. Assim, se a caixa tem, no total, mil litros de capacidade, e está metade cheia (500 l), adicione 500 ml de água sanitária.

Passo 7

Deixe essa mistura descansar por duas horas. Com o balde, use essa água para molhar as paredes da caixa d’água. Sempre que as paredes secarem, volte a molhá-las até o fim do intervalo de duas horas.

Passo 8

Passadas duas horas, esgote novamente a água da caixa, deixando as torneiras abertas e acionando as descargas. Essa água não pode ser consumida, mas a solução desinfetante também ajuda a limpar os canos. Se desejar, guarde essa água para lavar quintais e calçadas – mas nunca para consumo humano ou animal!

Passo 9

Tampe bem a caixa d’água para evitar a entrada de sujeira, insetos e animais.

Passo 10

Anote do lado de fora da caixa o dia em que a limpeza foi feita, e a data prevista para a próxima limpeza.

Passo 11

Agora é só abrir o registro e voltar a usar a água normalmente.

As argamassas direcionadas e de alta performance atendem com excelência o assentamento de todos os tipos de porcelanato. Saiba mais! Botão Site
Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X