Publicado em 22/04/2014Etapas finais do projeto: básico, legal e executivo
Projetos compreendem as etapas finais antes de começar uma obraCréditos: Shutterstock

Etapas finais do projeto: básico, legal e executivo

Entenda as diferenças entre cada um dos projetos que existem em uma obra

Os projetos básico, legal e executivo são etapas finais que antecedem a execução da obra e são fundamentais para que ela ocorra de forma correta e com segurança. Quando se desenha o esboço e as dimensões da arquitetura da casa, é preciso considerá-los. “Não tem como pular nenhum deles, pois estão interligados e são igualmente importantes para o início da obra”, explica o professor do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Antonio Claudio Fonseca.

Para fazer esses projetos é necessário contratar um projetista. É preciso passar os detalhes da implantação e do objetivo do empreendimento tanto para esse projetista quanto para o arquiteto. A ideia é que os dois profissionais trabalhem em conjunto com o engenheiro responsável pela obra.

Projeto básico: um projeto básico reúne documentos que possibilitam estimar o valor da obra, a partir de vários projetos complementares – de estruturas, hidráulica, elétrica, acústica, entre outros. Ele encerra o mínimo de todas as informações necessárias, sem entrar em pormenores. Já traz elementos básicos que estarão na obra, a partir de desenhos técnicos como implantação, plantas de todos os pavimentos, especificação de materiais, cortes, seções, fachadas, luminotécnico e até memorial descritivo dos acabamentos a empregar.

 

Projeto legal: por sua vez, o projeto legal é uma espécie de resumo do projeto básico, a ser apresentado para aprovação na prefeitura do município onde se constrói. O objetivo é receber um alvará para início a obra.  O órgão fiscalizador verificará se o projeto pensado atende a ocupação e zoneamento impostos pela legislação local.

Projeto Executivo: aprovada a fase legal, o desenvolvimento do projeto executivo é a última das etapas do projeto: funciona como um verdadeiro manual da obra. Constará de informações e detalhes que orientam tanto a leitura e a interpretação de todos os projetos, quanto um trabalho primoroso de execução.

O projeto executivo descreve ainda cores e texturas de acabamentos, sistemas de instalações elétrica e hidráulica (tipos de tubos e conexões, bitolas de fios e condutores, e até a marca de espelhos para tomadas e interruptores), o tipo de tinta para paredes, ou qualquer outro tipo de detalhamento necessário para que o resultado final da obra fique idêntico ao idealizado pelo arquiteto e seus clientes.

Agora, saiba mais sobre a norma que fornece requisitos fundamentais de projeto para obra, a ABNT NBR 15.575, mais conhecida como Norma de Desempenho: https://www.mapadaobra.com.br/papoconstrutivo/norma-de-desempenho/

 

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X