Publicado em 11/02/2014Entenda a importância do programa de necessidades

Entenda a importância do programa de necessidades

Programa contém expectativas do cliente quanto ao projeto em desenvolvimento

Concluídos os estudos preliminares para o projeto de arquitetura, é hora de desenvolver um programa de necessidades, ou programa de uso. Essa etapa sonda expectativas do cliente quanto às funcionalidades que sua casa deverá abrigar. “É a fase em que mais se discute com o cliente, para destrinchar o que ele quer ter em casa. É uma troca de ideias, em que o projetista traz o conhecimento técnico, mas as condições de uso de cada espaço devem atender às necessidades do cliente”, explica o arquiteto e professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Gilberto Belleza.

O arquiteto pede ao cliente para colocar no papel tudo o que imagina ter no espaço da casa ou do escritório, de acordo com sua rotina e estilo de vida: dois ou três banheiros, cozinha grande ou pequena, quarto de empregada, um depósito para tipos específicos de objetos, armários especiais para uma coleção que possua. “O bom arquiteto enriquece a opinião do cliente, oferecendo soluções melhores, quando não há possibilidade de atender a todos os desejos”, explica Belleza. O cliente deve saber informar a dimensão do investimento previsto, pois muitas vezes suas vontades tendem a deixar a obra ainda mais cara.

Outro ponto importante a listar sãos os modos e estilo de convivência familiar – como interagem os familiares, se gostam de dormir no escuro, se dormem com barulho ou não, se haverá tempo para cuidar do jardim e de animais, se têm hábito de fazer refeições juntos, ou receber amigos para as refeições, se a empregada dorme em casa. Todas essas variáveis terão influência direta na formatação de um programa de necessidades mais detalhado.

Como escolher um fornecedor de materiais de construção? Confira oito passos para identificar empresas confiáveis.Botão Site

 

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X