Mapa da Obra - E-book

Confira dois cases de fundações da Engemix

Quero baixar!

Publicado por Carla Rocha em 01/04/2021Arquitetura modular: descubra o conceito e como aplicar na obra
Explora a repetitividade dos módulos de forma a melhorar a produtividadeCréditos: Shutterstock

Arquitetura modular: descubra o conceito e como aplicar na obra

Explora a repetitividade dos módulos de forma a melhorar a produtividade

A arquitetura modular segue o mesmo princípio da arquitetura convencional que permeia em elaborar belos projetos que “conversem” com o ambiente e atendam as principais expectativas daqueles que habitarão os espaços. Basicamente, a arquitetura modular tem como ideia principal conceber projetos funcionais explorando a repetitividade dos módulos de forma a não gastar tempo no que é comum, e sim, no que é incomum entre os módulos, como dividir um projeto maior em parte repetíveis e semelhantes e se possível iguais, mas existe uma série de fatores que limitam o trabalho no técnico como a dimensão dos módulos, por exemplo.

Para Luiz Henrique Ceotto, engenheiro civil com mestrado em Engenharia de Estruturas pela USP e representante da Urbic, só é possível obter ganhos de produtividade com a arquitetura modular se for possível repetir o máximo possível dos módulos. A arquitetura modular não deixa de ser uma arte, uma arquitetura que funciona para se ter um projeto bonito. Outro ponto é que temos uma falta de liderança muito grande no setor, pois ele é muito imerso em si mesmo e não articula com outros setores, de acordo com Ceotto.

Arquitetura modular no mundo

De acordo com o especialista, 20% dos edifícios australianos, atualmente, já são feitos com módulos chineses e essa é uma tendência mundial, mas em um país com altas taxas de juros, infelizmente é um setor que não se desenvolve como deveria. “O Brasil sofre muito com legislação, se não fizermos algo com relação a tributação e novas formas de preparar o cliente para compra”, destaca.

Ainda de acordo com ele, a maioria dos projetos hoje é desenhada para que o consumidor tenha mais tempo para custeá-lo. “A mudança tributária é extremamente importante, pois vai facilitar esse processo e nivelar fazendo com que tanto a construção industrializada e a construção utilizada até hoje fiquem no mesmo patamar”, ressalta. A arquitetura modular é uma arquitetura de alta criatividade, por conta dos desafios, promove ainda mais a criatividade do profissional. “A arquitetura modular pode ser altamente criativa, mas isso a depender muito dos profissionais e como eles irão conduzir essa criatividade”, complementa.

A utilização dos componentes modulares é muito comum na arquitetura de edifícios corporativos. Porém, de acordo com Ceotto, a construção modular recebeu um golpe grande com o aumento dos materiais, principalmente, os materiais de origem metálica que são muito utilizados na construção modular de 50% a 80%, e isso vai tirar a construção modular do plano das empresas por conta desse aumento de 20% a 30% da construção total da obra.

Norma de Coordenação Modular para Edificações

Em vigor há dois anos, a Norma de Coordenação Modular para Edificações, ABNT NBR 15873, faz parte das ações em apoio e incentivo à industrialização da construção civil. Segundo o especialista, a construção modular favorece a produtividade e a redução de custo de obras de grande volume como as de habitação popular, mas a norma de coordenação modular é a norma menos usada do que todas as outras. Outro fato que prejudica a industrialização do setor por parte dos arquitetos, é que eles acreditam que esse tipo de trabalho é muito limitador e enquanto essa mentalidade não mudar será um bloqueio muito grande para que essa tecnologia possa, finalmente, ser utilizada em larga escala no país.

Confira também as principais tendências de arquitetura e design para 2021:

Compartilhe esta matéria

Fundações especiais: confira dois casos

Quero ler!

Mapa da Obra - E-book
X