Votorantim Cimentos
Mapa da Obra - E-book

Gestão de pessoas

Confira as dicas para gerenciar os profissionais do canteiro de obras da maneira mais correta e estabelecer relações positivas

Publicado em 25/06/2018Conheça 6 etapas do processo de construção industrializada
Metodologia reduz desperdícios em canteiro, auxilia na sustentabilidade e aumenta produtividadeCréditos: Shutterstock

Conheça 6 etapas do processo de construção industrializada

Sistema pode reduzir desperdício em canteiro de obras e aumentar a produtividade

Aumentar a produtividade em canteiro de obras é uma das necessidades mais antigas do setor da construção civil e mais difíceis de solucionar. Aliada a essa demanda do setor, existe também a premissa de reduzir desperdícios construtivos e implantar questões de sustentabilidade tanto no canteiro de obras, quanto nos produtos finais. A construção industrializada, nesse contexto, incorporada à realidade da obra, pode promover resultados positivos de gestão: reduzindo desperdícios e tempo de execução, por exemplo.

Quando se trata de processos industrializados, no entanto, é preciso considerar os sistemas antes da execução do projeto. De forma objetiva, a industrialização da construção funciona como um processo repetitivo que busca uniformidade nas execuções, a considerar cada uma de suas fases.

Para evidenciar as etapas do processo desse tipo de construção e auxiliar no conhecimento dos gestores de obras, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) elaborou o Manual da Construção Industrializada. Confira os principais passos desse processo, de acordo com o Manual:

6 etapas da construção industrializada 

  1. Planejamento preliminar

Antes de decidir por utilizar elementos e sistemas construtivos industrializados é preciso fazer uma análise de viabilidade prévia. Essa análise deve considerar os pontos técnicos e econômicos da obra, que envolvem desde a possibilidade da aplicação do sistema até às vantagens competitivas de custos e prazos. Portanto, nesse primeiro momento, é preciso elaborar um pré-projeto que verifique todas essas questões e também analise a demanda existente.

  1. Contratação

É necessário contratar uma fabricante e uma montadora para realização dos sistemas – ou uma mesma empresa pode fazer ambos os serviços. Na hora de selecioná-las é interessante garantir que as contratadas cumpram as normas técnicas vigentes, respeitem aspectos ambientais, possuam uma boa condição no aspecto econômico e jurídico, entre outros pontos. O projetista também deve ser contratado respeitando esses termos. Já no aspecto contratual, é importante definir as obrigações tanto da contratante quanto da contratada para que não haja interpretações erradas.

  1. Planejamento executivo

Para que haja assertividade com relação ao projeto, é necessário integrar todos os agentes envolvidos durante a contratação (do projetista até ao responsável pela montagem). Deve ser realizado um projeto com informações gráficas completas, incluindo plantas detalhadas.

  1. Fabricação

Geralmente, a responsável pela contratação do fabricante será a construtora. Ela deve se atentar ao controle de qualidade dos elementos produzidos pela contratada. Esse controle deve garantir que a vida útil especificada para os elementos, por exemplo, seja respeitada. O controle de qualidade nesse processo envolve as várias etapas de fabricação, desde a qualidade dos materiais até a concepção do produto final.

  1. Montagem

No processo de montagem é importante considerar o seu planejamento. Planejar como será essa etapa, de acordo com o manual da ABDI, tem como objetivo prevenir a segurança dos envolvidos, a integridade do elemento ou estrutura industrializada e o cronograma proposto.

  1. Monitoramento da obra

O monitoramento de obra constitui em uma forma de controle de qualidade de todo o processo desse sistema construtivo. Ele pode ser realizado em duas etapas: durante a fabricação/execução e após a montagem/conclusão da obra.

                                                                                                       

Tecnologia facilita a rotina dos moradores e auxilia em questões como segurança e eficiência energética

Botão Site

Compartilhe esta matéria

Dicas para gerenciar pessoas no canteiro de obras

Baixe o e-book grátis e descubra quais iniciativas podem melhorar a gestão de pessoas em uma obra!

Mapa da Obra - E-book
X