
Argamassa colante para revestimentos cerâmicos
Escolher a argamassa colante correta garante a qualidade da aplicação, promovendo durabilidade e segurança na instalação dos revestimentos.
Escolher a argamassa colante correta é um dos passos mais importantes para garantir durabilidade, desempenho e segurança na instalação de revestimentos.
Seja para ambientes internos, externos ou áreas especiais, como piscinas e fachadas, a escolha influencia diretamente no sucesso da obra.
Entenda o que é a argamassa colante, como acertar no tipo ideal para cada aplicação e como evitar os erros mais comuns durante o preparo e uso do material.
Entenda o que é argamassa colante
A argamassa colante é uma mistura de agregado miúdo (areia), aditivos químicos e cimento, especificamente para assentar revestimentos cerâmicos, porcelanatos e pedras naturais.
O material age por meio de colagem/ancoragem mecânica e/ou química. A colagem mecânica ocorre quando a argamassa colante penetra no tardoz do revestimento e endurece, fixando-o firmemente. Um sinal de uma boa colagem, por exemplo, é quando ainda restam pedaços de argamassa colada no verso da peça ao remover uma cerâmica antiga.
Mas, para garantir que a colagem seja eficiente, é fundamental escolher o tipo correto de argamassa para cada situação.
Como escolher a argamassa colante correta
Cada revestimento requer um tipo de aderência e uma argamassa colante correta. Para não errar na hora da escolha, algumas perguntas podem ajudar a definir o produto ideal.
Confira:
- Qual tipo de revestimento será instalado?
Cerâmica, porcelanato, pedras naturais ou pastilhas. - Onde será feita a aplicação?
Ambiente interno, externo, piscina, fachada ou churrasqueira. - Qual o tamanho do revestimento?
Revestimentos de grande formato exigem argamassas com melhor desempenho, por exemplo. - Qual a superfície de base?
Contrapiso, reboco, drywall (gesso acartonado) ou outro tipo de substrato.
Tipos de argamassa colante para revestimentos cerâmicos
Atualmente, existem diversos tipos de argamassa colante disponíveis no mercado que atendem a necessidades específicas de aplicação.
Veja as principais opções para revestimentos cerâmicos e suas indicações de uso:
Argamassa AC I
Indicada para revestimentos cerâmicos em ambientes internos, a argamassa colante AC I é uma escolha acertada para salas e dormitórios, além de áreas molhadas, como cozinhas e banheiros.
A Votomassa AC I é ideal para formatos de até 90 cm x 90 cm. Lembrando que é importante respeitar os limites de tamanho de peça informados na embalagem.
Argamassa AC II
Já a argamassa colante AC II pode ser utilizada tanto em ambientes internos quanto externos. Sua aplicação é indicada para revestimentos cerâmicos em pisos e paredes, fachadas, áreas molhadas ou de grande movimentação.
Um diferencial da Votomassa AC II é que pode ser aplicada em drywall e piscinas não aquecidas com pastilhas cerâmicas de até 20 cm x 20 cm.
As argamassas Votomassa possuem maior trabalhabilidade, leveza e facilidade na hora de aplicar. Além disso, ficam prontas para rejuntar em 24h e possuem dez anos de garantia.
Todas as sacarias da Votomassa AC I e AC II também contam com o selo PSQ, uma certificação brasileira para produtos e serviços da construção civil que comprova a qualidade técnica validada por laudos laboratoriais.
Erros comuns no uso da argamassa colante
Mesmo escolhendo o produto correto, alguns erros de aplicação podem comprometer o resultado final da obra. Conheça os mais frequentes:
- Proporção incorreta de água
A quantidade de água adicionada ao produto deve ser exatamente a indicada na embalagem. A argamassa é uma formulação química e qualquer alteração pode prejudicar o seu desempenho. - Não respeitar o tempo de maturação
Após misturar a argamassa, é importante aguardar o tempo de maturação antes de iniciar a aplicação. Geralmente, entre 10 e 20 minutos. - Ultrapassar o tempo em aberto
O tempo que a argamassa permanece viável depois de aplicada na superfície varia de 15 a 25 minutos. Por isso, faça o teste do dedo: se já houver formação de película superficial, descarte a argamassa. - Usar o produto após o tempo útil
Após o preparo, a argamassa possui um tempo máximo de uso. Para os produtos AC I e AC II, esse tempo é de até 2h30. Depois disso, a colagem pode ser comprometida.
No primeiro episódio da nova série “Testado e Aprovado – Votorantim Cimentos”, do canal Papo de Obra, você confere dicas práticas, demonstrações de uso e mais informações sobre as argamassas para cerâmicas.
Assista ao conteúdo completo aqui:
A escolha da argamassa colante é um passo fundamental para ter sucesso nas obras. Nesse processo, não se esqueça de sempre levar em consideração o tipo de revestimento, o local de aplicação, o tamanho das peças e a base que receberá a instalação.
Quando bem aplicada, a argamassa colante garante uma excelente aderência dos revestimentos cerâmicos ao substrato, garantindo durabilidade à aplicação destacando o projeto ou obra.
Se você gostou desse conteúdo, também pode se interessar por: