Votorantim Cimentos
Publicado por Carla Rocha em 14/10/2020Revestimento cerâmico x porcelanato: descubra as diferenças
A execução correta de cada tipo de revestimento é fundamental para garantir a sua durabilidade.Créditos: Shutterstock

Revestimento cerâmico x porcelanato: descubra as diferenças

As aplicações do porcelanato quanto do revestimento cerâmico, no entanto, são parecidas

O revestimento faz parte de uma etapa muito importante para qualquer construção e gera grande impacto tanto no estilo quanto na estética de uma edificação. Existem diversos tipos de revestimento, de acordo com cada aplicação, que são responsáveis também por proteger os espaços de intempéries climáticas, vento, chuva, nivelar a iluminação, entre outras características. 

Entre os mais comuns e mais utilizados estão o revestimento cerâmico e o porcelanato, que possuem algumas diferenças entre si. A cerâmica, normalmente, é mais porosa e tem uma superfície mais rugosa, enquanto o porcelanato é mais compacto, menos poroso, apresenta superfície mais lisa e é mais resistente. Ainda de acordo com Heloísa Cristina Fernandes Cordon, professora de Engenharia Civil do Instituto Mauá de Tecnologia, as aplicações tanto do porcelanato quanto do revestimento cerâmico são muito parecidas, salvo que no caso do porcelanato, as juntas podem ser menores, necessitando de menos rejunte quando comparado à cerâmica.

Segundo a professora, ambos levam argila em sua composição, mas para a fabricação do porcelanato também se utiliza areia, filito, caulim e aditivos, além de ser submetido a uma temperatura mais alta durante a queima, o que traz mais resistência a este piso. “Outra característica importante é que o tardoz (parte que fica em contato com a argamassa) do porcelanato, é muito menos poroso que o da cerâmica, o que leva à necessidade da utilização de argamassas colantes especiais”, ressalta.

A manutenção deve sempre verificar a presença de falhas no rejunte, que podem levar à entrada de água por baixo do revestimento e ao consequente desplacamento, bem como a verificação de peças soltas, que devem ser substituídas. Com o objetivo de garantir todas as vantagens do porcelanato e evitar possíveis problemas no futuro, o ideal é contratar um profissional capacitado para a execução.

 

Problemas comuns na especificação de revestimentos:

Alguns tipos de revestimento, como o cerâmico, podem sofrer com alguns problemas em curto prazo como, por exemplo, o surgimento de manchas, deslocamento de peças ou o desgaste precoce. Confira abaixo algumas principais causas e dicas para evitá-las:

 

  •   Pisos manchados e com rápido desgaste podem ter causa pelo uso de produtos de baixa qualidade ou aplicação incorreta.
  •     O desgaste também está relacionado à especificação errada das argamassas, como o uso de produtos indicados para parede no revestimento de pisos ou o uso de materiais pouco resistentes em locais de muito trânsito.
  •   O deslocamento de placas cerâmicas pode ser causado por erros de execução na fase de assentamento.

Para assentar o porcelanato de forma eficiente, o primeiro passo é verificar se o contrapiso e também o verso das peças estão secos, limpos e livres de poeira ou qualquer outro tipo de sujeira, pois isso acaba prejudicando a aderência das peças. Em seguida, a argamassa colante é misturada, de acordo com a quantidade de água indicada nas instruções da embalagem.

 

Principais normas para especificação correta:

 

ABNT NBR 15825:2010 – Qualificação de pessoas para a construção civil – Perfil profissional do assentador e do rejuntador de placas cerâmicas e porcelanato para revestimentos.

ABNT NBR13753:1996 – Revestimento de piso interno ou externo com placas cerâmicas e com utilização de argamassa colante – Procedimento. 

ABNT NBR13754:2017 – Revestimento de paredes internas com placas cerâmicas e com utilização de argamassa colante – Procedimento.

ABNT NBR13755:2017 – Revestimentos cerâmicos de fachadas e paredes externas com utilização de argamassa colante – Projeto, execução, inspeção e aceitação – Procedimento.

 

A Votorantim Cimentos tem uma linha completa de argamassas para atender qualquer tipo de revestimento. Conheça a Votomassa:

https://www.votorantimcimentos.com.br/produtos/argamassas-votomassa/

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X