Mapa da Obra - E-book

Impacto do Plano Diretor para incorporadoras

Quero baixar!

Publicado por Carla Rocha em 09/12/2021Sustentabilidade para empreendimentos: entenda as certificações
A sustentabilidade vem ganhando importância nos últimos anos no ramo da construção civil, sendo que na atualidade já é uma realidade, sendo que muitos empreendimentos já são executados de acordo com certificações ambientais.Créditos: Shutterstock

Sustentabilidade para empreendimentos: entenda as certificações

Práticas aplicadas em canteiro podem melhorar o desempenho do empreendimento

A sustentabilidade vem ganhando importância nos últimos anos no ramo da construção civil, sendo que na atualidade, já é uma realidade ver que muitos empreendimentos já são executados de acordo com certificações ambientais.

Para Rodrigo Trevisan, Gerente de QSMS da Libercon Engenharia, promover a sustentabilidade nos canteiros de obra, é realizar práticas e ações construtivas, capazes de reduzirem os impactos ambientais e que proporcionem a otimização dos insumos e dos recursos. “Desta forma, para buscar melhorar a sustentabilidade nos canteiros de obra, a organização deve buscar ideias de conforto térmico, acústico, economia de energia e de água”, ressalta. Como principais práticas que podem ser aplicadas nos canteiros de obra, para melhorar o desempenho frente a sustentabilidade, podemos destacar:

  • Reaproveitamento da água utilizada nos banheiros, lava rodas etc.;
  • Utilizar equipamentos com boa eficiência energética;
  • Promover campanhas de conscientização do uso consciente da energia e da água;
  • Realizar o reaproveitamento dos resíduos gerados na obra (exemplo resíduos classe A);
  • Promover a segregação/reciclagem dos resíduos;
  • Utilizar materiais regularizados que possuam selos ou certificados ambientais;
  • Adotar medidas para reduzir os impactos no espaço onde está inserida a obra.

Além disso, destaca que existem ainda outras medidas para melhorar o desempenho do empreendimento, após a conclusão de sua fase de construção, como automação residencial e uso de lâmpadas de LED, por exemplo.

Conheça as principais certificações para o setor residencial

De acordo Adriana Hansen – Gerente de Sustentabilidade CTE (Centro de Tecnologia de Edificações) do Enredes, a Norma de Desempenho puxou a indústria para desenvolver vidros para a área residencial, onde temos o costume de usar vidros transparente para iluminação, então, esses novos produtos trazem uma eficiência maior. “A gente fala muito de tecnologia, mas esquece de tratar soluções sustentáveis que tragam maior desempenho não só para o prédio, mas que também melhorem a experiência do usuário”, destaca. Ainda segundo a especialista, atualmente existem três unidades focadas em sustentabilidade que trabalham com as certificações pertinentes para a habitação. Conheça quatro certificações em alta para o setor residencial:

EDGE – Lançada pelo IFC/Banco Mundial, em 2011, que está muito forte no residencial. Hoje ela já pode ser adotada em vários países e aqui no Brasil ele veio de uma forma para tornar tangível e também avaliar a energia e atmosfera, eficiência hídrica e o uso de materiais e recursos. Atualmente, são 13 projetos certificados no Brasil/285 no mundo/160 países disponíveis/+100% de projetos certificados entre 2018 e 2019. “Traz muitas possibilidades de analisar melhorias para edifícios residenciais de maneira prática e efetiva”, ressalta.

Fitwel – É a certificação mais recente lançada em 2016 voltada para o âmbito da saúde e bem estar – mais centralizada nos benefícios para quem está ocupando – é estruturada em diversas categorias, entre elas, o acesso à água. Atualmente conta com cerca de 9 projetos certificados e 23 registrados oficialmente, mas um total de 2.100 projetos no mundo e tende a crescer muito nos próximos anos.

AQUA-HQE –  Foi lançada em 1974, na França, e pela Fundação Vanzolini, em 2008, no Brasil. Ela tem uma abordagem mais ampla com várias categorias e traz uma visão menos prescritiva com algo mais voltado para o sistema de gestão e forma de garantir a melhor performance do empreendimento de uma maneira bem sistêmica e provoca grande melhoria nos processos. +370 projetos certificados ou em processo de certificação no Brasil, sendo 138 deles, projetos residenciais

GBC – Casa e Condomínio: desenvolvida especificamente para o âmbito residencial e tem uma estrutura muito parecida com o LEED trazendo alguns requisitos, como eficiência hídrica, qualidade ambiental interna e também alguns requisitos sociais e de inovação de projetos. Atualmente, conta com um total de 94 projetos registrados no Brasil. “Alguns empreendimentos qualificados são: Bosque da Serra, Parque Global, República do Líbano da Kallas, Capote Valente, Casa 55 entre outros”, destaca. Além das certificações mencionadas, também existem outros selos que são mais conhecidos no mercado da construção civil, como o Well, “mas acredito que esses sejam os principais que irão nortear a sustentabilidade para empreendimentos residenciais”, aponta.

Confira também como a saúde influencia na construção civil através da Bioengenharia

Compartilhe esta matéria

Plano Diretor para incorporadoras: o que saber?

Quero conferir!

Mapa da Obra - E-book
X