
Arquitetos adotam peças pré-fabricadas em seus projetos
Quando o projeto é pensado desde o início com a utilização de estrutura pré-fabricada de concreto é possível uma boa redução de custos
Com o avanço da tecnologia e a expressão de uma mudança cultural em segmentos importantes da construção civil, especialmente entre os arquitetos, a indústria de peças pré-fabricadas tem sentido os reflexos positivos, já que as estruturas de concreto em projetos arquitetônicos mais arrojados estão se tornando mais comuns.
“Dependendo da tipologia do projeto e para qual será seu uso, a aplicação das peças pré-fabricadas torna-se quase inevitável. Se a opção pelo pré-fabricado nascer junto com o projeto, é possível reduzir em até 35% o tempo de construção em relação às soluções convencionais”, afirma Miriam Addor, presidente da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA).
Diversos arquitetos já constataram a redução efetiva no valor total da obra com o uso de pré-fabricado, sobretudo quando o projeto é pensado desde o início com a utilização de estrutura pré-fabricada.
E é isso que arquitetos e projetistas têm feito: se antecipando com um planejamento completo e detalhado desde o início. Com o pré-fabricado há liberdade de criar, inovar esteticamente e viabilizar o projeto. Além disso, seu uso resulta numa obra de execução rápida e limpa.
No caso dos painéis de fachada, por exemplo, outro benefício apontado pelos arquitetos é a diversidade de desenhos proporcionada por eles. Segundo os fabricantes, atualmente existem diversas soluções e técnicas de produção que permitem grande flexibilidade de cores, texturas, dimensões e modulações em que as estruturas podem ser produzidas.
Nesse aspecto, a disponibilidade do concreto de alto desempenho é crucial, pois ele possibilita uma plasticidade que atende plenamente às necessidades dos arquitetos, normalmente relacionadas à leveza da obra.
Vantagens das peças pré-fabricadas
- Maior velocidade de construção das obras;
- Baixa manutenção;
- Resistência da estrutura;
- Racionalidade conseguida no canteiro de obras;
- Facilidade de criar diversas frentes de trabalho no canteiro;
- Maior controle da qualidade das peças produzidas;
- O não uso de formas de madeiras em obra, com a consequente redução de resíduos;
- Minimizar desperdícios;
- Eficiência estrutural;
- Flexibilidade arquitetônica;
- Conformidade técnica;
- Uso racional de recursos e versatilidade no uso;
- Interface com outros sistemas construtivos.
Por todos esses benefícios e pela capacidade do sistema pré-fabricado de concreto em conciliar tecnologia sofisticada, segurança estrutural e requisitos arquitetônicos, o futuro da pré-fabricação e da industrialização da construção no Brasil é promissor.
Confira também nossa entrevista com Íria Doniak, presidente da Abcic, que fez um balanço positivo do setor da construção e apontou o agronegócio como uma oportunidade de investimento.