
Votorantim Cimentos inaugura mais 5 laboratórios móveis
Vans adaptadas fazem desenvolvimento e execução de traços de concreto, ensaios de resistência em corpos de prova, granulometria e ensaio de ar incorporado
A Votorantim Cimentos anunciou o lançamento de mais cinco laboratórios móveis durante a Concrete Show, realizada no final do mês de agosto. Eles se juntarão aos outros dois que já estão atendendo indústrias de pequeno, médio e grande porte em São Paulo, Paraná e parte de Minas Gerais.
Nas vans adaptadas são realizados os seguintes testes: desenvolvimento e execução de traços de concreto; ensaios de resistência em corpos de prova (10 x 20 cm e artefatos de concreto); caracterização de agregados (granulometria); ensaio de ar incorporado; entre outros.
O Mapa da Obra conversou com Vicente Verdiani, consultor técnico de Desenvolvimento Técnico de Mercado da Votorantim Cimentos, que falou sobre o serviço. Acompanhe:
Mapa da Obra – Como funcionam os laboratórios móveis?
Vicente Verdiani – Primeiramente a equipe comercial e/ou técnica avalia o tipo de trabalho a ser feito e, em seguida, é agendada a visita do laboratório até o cliente ou potencial cliente. No caso de visitas a clientes da Votorantim Cimentos, chamamos de visita de fidelização. Para aqueles potenciais é a visita de homologação. O laboratório vai até a fábrica e faz os ensaios no local, posteriormente é emitido um relatório que é enviado ao cliente. Durante a visita, identificada outras oportunidades de trabalho, o laboratório pode fazer o ensaio no local ou levar o material pode ser levado para que os ensaios sejam feitos internamente, em um laboratório fixo de apoio. Em alguns casos, devido à complexidade ou número de ensaios a serem executados, o trabalho também é feito no laboratório fixo.
MDO – Que tipo de trabalho é possível fazer nele?
Vicente – Dividimos o segmento Indústria em subsegmentos e em cada um deles oferecemos diferentes serviços, por exemplo:
Bloco/Paver: caracterização de agregados, curva de mistura do cliente, sugestão/ajuste da curva de mistura do cliente, desvio de dosagem volumétrica do cliente, caracterização do bloco, caracterização do paver, curva de consumo do bloco e/ou paver.
Concreteira: caracterização dos agregados, caracterização dos traços – fresco e endurecido, comparativo de desempenho entre traços – fresco e endurecido, desenvolvimento de curva de abrams (curva de correlação do fator água/cimento).
Pré-fabricado: caracterização dos agregados, caracterização dos traços – fresco e endurecido, comparativo de desempenho entre traços – fresco e endurecido, desenvolvimento de curva de abrams.
MDO – Em quais regiões do País os novos laboratórios vão atuar?
Vicente – Os novos laboratórios irão atuar em: São Paulo, Rio Grande do Sul, Centro-Norte e dois no Nordeste.
MDO – Quais são os objetivos da Votorantim C ao oferecer este tipo de serviço?
Vicente – Oferecer serviço de suporte técnico ao cliente para que ele se torne mais competitivo no mercado que está inserido. Queremos criar uma parceria entre a empresa e nossos clientes para juntos prosperarmos.
MDO – Qual é a importância do laboratório móvel para o desenvolvimento do mercado como um todo?
Vicente – Alguns clientes são carentes de informações de boas práticas e normativas e o laboratório é uma ferramenta para auxiliar na atualização dos nossos clientes. Existe uma troca de experiência que é enriquecedora para todos.
Leia também 4 sinais de problemas com o concreto.