Publicado em 06/05/2014Veja como é a loja-modelo do Sebrae

Veja como é a loja-modelo do Sebrae

Loja itinerante do Sebrae traz conceitos do varejo moderno que servem às revendas de materiais

Tão importante quanto a localização da revenda e a oferta de produtos adequados, uma loja de materiais de construção deve oferecer ambiente seguro e agradável, com espaço suficiente para acomodar mercadorias e para a circulação de pessoas. Além disso, atentar a fatores estéticos, que contribuam para o bem estar geral de clientes, poderá fazer a diferença. Para a arquiteta Eliane Adesse, experiente no gerenciamento e execução de reformas em espaços comerciais, “é preciso investir em lojas bonitas”. Nesse contexto, não há motivos para nossos varejistas deixarem de se inspirar na loja-modelo itinerante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), muito embora a iniciativa tenha como objetivo apresentar ao público o funcionamento de um estabelecimento de moda feminina. Montada sobre uma carreta, a loja tem 55 m², suficientes para expor os principais conceitos do varejo moderno.

Mercadorias valorizadas

Na loja-modelo é possível ver a disposição de roupas e acessórios, ter noções sobre organização de produtos em mostruários, iluminação ideal para valorizar mercadorias, e conceitos como visual merchandising. Além disso, a carreta foi totalmente adaptada para receber a visita de portadores de deficiência. A proposta coincide com ideias trazidas na cartilha “Ideias de negócios – Lojas de material de construção”, também do Sebrae. Uma loja pode ser simples, porém planejada para oferecer mobilidade a funcionários e clientes, acessibilidade, proporcionar espaço para a exposição das mercadorias, evitar poluição visual, oferecer conforto e beleza, iluminação e ventilação.

Entre outras soluções que dão conforto e comodidade ao cliente, é possível prever ainda espaço exclusivo, no interior da loja, para café, água e biscoitos. De acordo com Bruno Caetano, diretor-superintendente do Sebrae-SP, a “loja-modelo tem a vantagem de ser um grande laboratório prático, para que o empreendedor possa ter uma experiência das soluções que ele pode usar em seu negócio”.

Disseminação de tecnologia

Entre as tecnologias apresentadas – e plenamente possíveis de serem incorporadas a outros segmentos – está o uso de identificação de etiquetas RFID (do inglês Radio-Frequency IDentification), alternativa ao código de barras que permite rastrear qualquer tipo de produto, até o momento em que ele deixa a loja.
Trata-se do mesmo tipo de tecnologia utilizada no controle de pedágios de veículos, nas estradas de rodagem (Sem Parar).

Serviço

Os locais e datas de visita da loja-modelo itinerante podem ser consultados no site do Sebrae.

Foto: Milton Michida/A2FOTOGRAFIA

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