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Publicado por Carla Rocha em 12/03/2020Como diminuir a rotatividade de vendedores na loja
Tudo começa na entrevista de emprego, onde deve ficar claro as expectativas dos profissionais e da empresaCréditos: Shutterstock

Como diminuir a rotatividade de vendedores na loja

Entrevista assertiva, pesquisa de clima interno e investimento em benefícios são algumas medidas para reduzir a rotatividade dos vendedores

A rotatividade de funcionários está presente em todos os ramos de negócios uma vez que está sujeita a inúmeros fatores, sejam eles internos, como restruturação do quadro de funcionários, ou externos, como a crise econômica. As ações para diminuição de rotatividade, entretanto, são semelhantes em todos eles. Segundo a consultora do SEBRAE-SP, Esmeralda Queiroz, alguns cuidados na gestão podem ajudar a diminuir a rotatividade, veja a seguir:

 

Como reduzir a rotatividade de funcionários em 6 passos

 

  1. Contrate a pessoa certa

Um processo seletivo bem conduzido, que envolva além das atribuições técnicas um fit cultural da empresa com o perfil do candidato, trará para a corporação pessoas que tem o perfil adequado, seja para o ramo de negócios como para a atividade de vendas. “Quando as pessoas trabalham com o que gostam, tendem a ficar mais tempo no emprego”, alerta Esmeralda.

 

  1. Dê mais atenção a entrevista de desligamento

Quando um funcionário pedir demissão, procure saber quais os fatores que o levaram a querer sair da empresa: foi à remuneração? Ou o clima interno? Ou a liderança? De posse dessas informações, procure fazer os ajustes internos necessários para que você não perca mais funcionários devido aos mesmos motivos.

 

  1. Pesquise a remuneração

Para reter funcionários, a remuneração que sua empresa oferece precisa ser adequada ao mercado. Se for muito baixa, os funcionários estarão sempre procurando novas oportunidades. Não é necessário ter o salário mais alto do mercado, mas é importante procurar um equilíbrio entre salário e benefícios que sejam atraentes para a equipe.

 

  1. Ofereça benefícios

Respeitados os benefícios obrigatórios por lei ou por convenção coletiva, é possível definir quais são os mais adequados para a equipe conhecendo melhor o perfil dos funcionários. De maneira geral, quando temos equipes mais jovens, benefícios ligados à educação, tais como ajuda para o pagamento de cursos técnicos, costumam ser interessantes e podem ser oferecidos aos funcionários que mais se destacam. Parcerias com academias também podem ser uma sugestão para esse perfil.

Já se os funcionários são em sua maioria mais velhos, e possuem família, os benefícios ligados à alimentação e saúde são mais relevantes. Alguns exemplos são cesta básica, vale alimentação, convênio médico e convênio com farmácia para desconto em medicamentos etc.

 

  1. Monitore o clima interno

Muitas vezes, os funcionários buscam outros empregos porque na empresa onde estão não são reconhecidos, tem uma liderança despreparada, ou ainda, o clima entre os colegas é de fofoca. É importante criar um clima amistoso no trabalho, para que as pessoas gostem de trabalhar em sua empresa.

 

  1. Seja criativo na hora de engajar a equipe

A principal característica das gerações mais novas é ser mais imediatista e não gostar de rotinas. Portanto, para que essas pessoas mais jovens se comprometam mais com o trabalho é necessário criar um ambiente dinâmico, onde o funcionário possa trabalhar em diversos setores, o que aumenta o aprendizado e deixa o trabalho menos repetitivo.

Também é importante estimular a equipe de maneiras diferentes. Em equipes de vendas, por exemplo, é comum o pagamento de bônus por metas atingidas, mas isso pode ser mais estimulante se o tipo de meta mudar (não apenas volume de vendas) e o tipo de premiação mudar (não apenas valores em dinheiro, mas outro tipo de premiação que interesse à equipe). E a liderança também faz muita diferença para o engajamento da equipe, um líder que reconhece, orienta e estimula a equipe consegue comprometimento de equipes de qualquer idade.

 

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