Votorantim Cimentos
Mapa da Obra - E-book

Obtenha planilha de controle de vendas e fluxo de caixa!

Saiba como inserir dados e controle seus resultados financeiros, garantindo lucratividade para sua loja de materiais de construção

Publicado em 18/10/2018Como atender diferentes tipos de clientes
Conhecer tipos de clientes ajuda a converter vendasCréditos: Leonardo Rodrigues

Como atender diferentes tipos de clientes

Identificar os consumidores que estão em sua loja ajuda a criar relacionamentos e converter vendas

Entender os desejos e as necessidades dos clientes quando eles entram em uma loja de materiais de construção não é tarefa fácil. Muitas vezes, ele pode estar procurando o mesmo produto que outro consumidor, porém, o contexto em que está inserido e o seu perfil devem fazê-lo agir de forma diferente. É nesse momento em que se torna importante conhecer os diferentes tipos de clientes, para garantir vendas e, quem sabe, a fidelização do público.

“Saber identificar cada vez mais o perfil dos clientes que entram nas lojas de materiais de construção pode ser um dos grandes diferenciais para atender bem e fazer uma ótima conversão de vendas”, destaca José Carlos de Araújo, CEO da Escola do Varejo da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco). Além disso, a identificação desse perfil envolve também conhecer as pessoas que o influenciam e o tipo de obra que está sendo realizada naquele momento.

Tipos de clientes

A Escola do Varejo Anamaco lista alguns tipos comuns de perfis de clientes existentes nas lojas de materiais de construção. Entre eles, pode-se considerar características como: ser objetivo ou confuso; reservado ou falante; solteiro, casado ou divorciado; jovem ou mais velho; tipo de profissão; entre outros.

“Por exemplo, se é uma pessoa casada e ela vai até a loja sozinha, dependendo do que vai ser comprado, o vendedor pode perguntar: não seria melhor agendar um horário com a sua esposa? Normalmente, são as mulheres que decidem e dão a palavra final nas categorias de acabamento, como tipo de cores, pisos, louças e metais”, explica Araújo, da Escola do Varejo Anamaco (EVA).

No caso da profissão, ela pode fornecer informações de poder aquisitivo aos vendedores e até mesmo de gostos dos diferentes tipos de clientes. Conforme exemplifica o representante da EVA, caso seja um médico de uma clínica conceituada, é possível considerar um indicador de poder aquisitivo. Já se o consumidor for um advogado com uma faixa etária superior aos 50 anos, pode-se pensar que ele tem um estilo conservador e oferecer produtos mais clássicos.

Quando se pensa em questões comportamentais, é preciso considerar as informações extraídas do cliente desde o momento do atendimento até a realização do pós-atendimento. Ou seja, ao fazer qualquer contato posterior com o consumidor, é preciso considerar as suas características, como reservado ou falante, e abordá-lo de forma que ele se sinta bem.

Além disso, outra dica importante de relacionamento com o cliente envolve criar empatia entre o vendedor e o consumidor. Se atentar à vida do cliente é fundamental para que se crie essa relação. “Por exemplo, no dia do atendimento, o cliente veio com sua esposa e seu filho de 5 anos, que estava com o braço engessado. Quando o vendedor tiver que falar novamente com esse cliente, seja por telefone ou pessoalmente, pode perguntar como que está a criança, se já tirou o gesso”, ressalta José Carlos de Araújo. Isso demonstra que o vendedor se importa com o cliente.

Influenciadores

No momento da compra, algumas pessoas são responsáveis por influenciar o cliente. Geralmente, essas pessoas são familiares, amigos ou profissionais envolvidos com a obra. Para o vendedor, é importante entender quem é o influenciador para poder convencê-lo. Pode-se pensar nessas pessoas, como: pais, filhos, sogras, amigos, pedreiros, arquitetos, entre outros.

Mesmo sabendo que o influenciador tem papel fundamental nessa compra, o decisor também não pode ser deixado de lado. De acordo com pesquisa de varejo, as mulheres, geralmente, são responsáveis por decidir pela compra.

 

Aprenda mais sobre técnicas de vendas que podem ajudar o seu negócio.Botão Site

Compartilhe esta matéria

Planilha de controle de vendas e fluxo de caixa

Baixe o e-book gratuito e comece a inserir as entradas e saídas de suas vendas para garantir melhores resultados!

Mapa da Obra - E-book
X