Publicado em 08/03/2013Loja de materiais de construção: o segredo da gestão

Loja de materiais de construção: o segredo da gestão

Consultor do Sebrae dá dicas para melhorar a gestão de sua loja de materiais de construção

Em entrevista ao Mapa da Obra, Reinaldo Messias, consultor do SEBRAE de São Paulo, indica quais são os fatores que contribuem para o sucesso na gestão de uma loja de materiais de construção. Dentre os pontos destacados por Messias estão o profissionalismo da gestão e a atenção às necessidades específicas do segmento de construção civil.

Mapa da Obra: Quais os principais fatores que contribuem para o sucesso de um ponto comercial?
Reinaldo Messias: A cada dia a competitividade é mais forte e requer profissionalismo na gestão. Os fatores mais relevantes de sucesso são: o planejamento da atuação; uma gestão baseada em metas, indicadores e resultados, com sistemas de informação e controle que ofereçam suporte para a tomada de decisões; ter uma gestão dinâmica e que estimule a participação, além de uma equipe de colaboradores motivada e devidamente treinada.

MDO: Quais as principais “lições” que o pequeno e o médio comércio podem tirar das grandes empresas de varejo?
RM: Acredito que seja o sentido de sempre oferecer mais. Mais que produto, oferecer soluções inovadoras que levem ao cliente benefícios e conveniências. Quando essas soluções atendem às expectativas dos clientes, geram uma experiência agradável de consumo.

MDO: No segmento da construção civil, quais os principais pontos que precisam de atenção?
RM: Tanto o layout da loja de materiais quanto o modelo de atendimento requerem cuidados e precisam respeitar o tipo de público a ser atendido e a fase da obra em que esse público prioriza suas compras. Por exemplo, será autoatendimento com monitoramento e check-out ou venda por atendimento de balcão e pagamento no caixa? Outro aspecto importante é avaliar o tamanho da equipe de atendimento e o seu conhecimento técnico sobre construção. Há uma linguagem própria e um repertório de conhecimentos que facilitam o relacionamento com o cliente.

Informatização é uma forte aliada do lojista manter cadastro de clientes, controlar o fluxo de caixa e administrar o estoque

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