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Publicado por Carla Rocha em 06/05/2021Divulgação de loja na pandemia: confira as alternativas
Muitos clientes ainda se baseiam nas chamadas telefônicas para comprar e elas aumentaram muito também durante a pandemia.Créditos: Shutterstock

Divulgação de loja na pandemia: confira as alternativas

Gerar formas de se aproximar do cliente ajuda a lidar com a falta de referências

Desde março do ano passado, os lojistas de materiais de construção e também o setor da construção como um todo, apesar dos bons resultados se comparado a outros setores da economia, passam por grandes incertezas por conta da COVID-19. Após um grande esforço das entidades, ficou definido por decreto que as lojas poderiam permanecer abertas por se tratarem de serviços essenciais, sendo um grande avanço para a classe. Porém, com algumas regiões em fase roxa da pandemia, as lojas também se depararam com a determinação de fechar as portas. Com isso, o gestor de loja e pequenos empresários se viram obrigados a pensar em novas soluções para se destacarem perante a crise.

Para Ricardo Adachi, diretor do Sincomavi e da Rede de Lojas Conibase, o setor de materiais de construção, mesmo com a falta de insumos e aumento de preços, ainda vê as vendas seguindo numa crescente. Com relação a São Paulo, houve uma queda devido a fase emergencial que fez com que as lojas fechassem, limitando muito o acesso dos clientes aos produtos para escolher ou para comprar. “Na última semana, das nossas 6 lojas, apenas uma ainda não voltou a portas abertas e que está ainda no sistema take away (que é a retirada na loja). Continuamos com boas perspectivas para esse ano com relação a venda de materiais”, relembra.

Adaptações necessárias durante tempos de crise

As mudanças determinadas pelo Governo Estadual ou Municipal precisam ser previamente comunicadas. Nesta pandemia é comum que os clientes percam a referência, pois eles acreditam que a loja abre em determinado horário e depois isso muda e vai mudando sempre, o que pode prejudicar muito. “O máximo de atualizações que pudermos dar aos clientes, melhor, pois assim eles criam mais confiança de que estamos fazendo todo o possível para atender as necessidades deles com a mesma qualidade de sempre”, orienta Adachi.


Esta atualização, certamente, tem uma importância muito grande em tempos em que as determinações mudam constantemente, e ajuda a reduzir as incertezas. “É semana a semana e dia a dia, muda muito, ainda mais pra nós que estamos em 5 municípios diferentes e as decisões dos governantes são diferentes e mudam muito rápido”, ressalta. Logo, estar próximo do cliente, com a informação atualizada de forma clara e precisa, ajuda muito neste momento em que não é possível trabalhar com um prazo muito longo de planejamento.

Divulgação de loja durante a pandemia: a importância das ferramentas digitais

Para Adachi, em relação à divulgação da loja, “nós estamos utilizando muito as redes sociais, site, panfletos e, também, o WhatsApp oficial da loja, em que os funcionários trabalham conectados a um celular corporativo onde facilita o atendimento, criando muito dinamismo”, ressalta. Além disso, essa agilidade gera uma cadeia de informação em que vai sendo propagada de forma ordenada e rápida para os clientes. Quer saber como vender pelo WhatsApp? Acesse aqui.

Ainda de acordo com o lojista, as ferramentas mais utilizadas na loja são as redes sociais, porém, muitos clientes ainda se baseiam nas chamadas telefônicas que aumentaram muito também durante a pandemia. “Até instalamos uma ferramenta de inteligência artificial em nosso chat que está atrelada ao WhatsApp e Facebook onde ela tenta já prever o que o cliente vai perguntar e dá a resposta fazendo com que a interação humana só entre mesmo quando se fizer necessária”, conta. Quer saber como se destacar nas redes sociais? Acesse aqui.

Perspectivas para o próximo semestre

Ainda de acordo com Adachi, as vendas da rede de lojas Conibase vem de uma crescente e os lojistas estão otimistas apesar de todo o panorama geral do país e também de outros setores, bem como a própria pandemia estar refletindo em algumas limitações para alguns segmentos. Com todas essas ferramentas e atualizações que foram implementadas na loja de materiais de construção nos últimos tempos, houve um aumento de possibilidades de melhorias que é perceptível.

“Estamos fazendo o máximo possível para conseguir atender o máximo possível também de clientes e proporcionar aos nossos consumidores um atendimento de forma satisfatória, independentemente da atual situação no país”, ressalta. Ainda pensando em formas de auxiliar o lojista de materiais de construção durante essa crise que já dura mais de um ano e prejudica vários setores da economia, a Votorantim Cimentos preparou um portal que dá todo o apoio, inclusive fornecendo materiais de divulgação. Acesse e veja como criar cards para as suas redes: https://vcajuda.com.br/gerador-de-cards/

Confira também algumas dicas práticas para escolher fornecedores: https://www.mapadaobra.com.br/escolher-fornecedor-loja/

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